Município de Bragança financia a 100 % a vacinação animal

Bragança
Bragança

Information

Município de Bragança suportou, na totalidade, os custos relacionados com a vacinação animal (que seriam assumidos pelos criadores), num investimento global de 70 mil euros.

No total, 2.850 bovinos, com idade igual ou superior a dois anos, e 30.100 pequenos ruminantes (ovinos e caprinos), jovens e adultos, legalmente registados no Concelho de Bragança, foram vacinados no âmbito do protocolo celebrado, em maio de 2020, com o Agrupamento de Defesa Sanitária – Associação de Criadores de Gado de Bragança, que visou o desenvolvimento (até ao final do mês de dezembro de 2020) de ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina dos ovinos e caprinos. 

Através deste protocolo, o Município de Bragança pretendeu apoiar os criadores e produtores pecuários do Concelho, suportando os custos obrigatórios relacionados com a sanidade animal, reduzindo, assim, o seu impacto negativo na rentabilidade das explorações e mitigando os prejuízos relacionados com as quebras nas vendas de carne e escoamento de produtos, devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus.

Recorde-se que têm vindo a ser desenvolvidos, em todo o País, diversos programas de erradicação e vigilância de doenças de animais e ações de controlo para a prevenção de doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), nomeadamente em bovinos, ovinos e caprinos. 

A execução do PNSA (que implica a realização de um conjunto de ações de caráter profilático e sanitário, análises laboratoriais e abate sanitário de animais) representa um custo que é suportado, em grande parte, pelos criadores e produtores que detêm os animais e a que estão legalmente obrigados. 

Em 2021, o Município de Bragança vai continuar a financiar a 100 por cento a vacinação animal no Concelho.

To read

Published 14/01/2021

Map

CityOnline

Escolha o Idioma