Quantcast

Na Rota das Aldeias Comunitárias

Bragança
Site

Information

É uma herança social que resistiu ao progresso e ainda se encontra viva nas aldeias de Rio de Onor e Pitões das Júnias. Rio de Onor é a mais bem preservada aldeia do Parque Natural de Montesinho, curiosamente, é partilhada com Espanha, sendo uma metade chamada de Rihonor de Castilla e a outra metade Rio de Onor, em Portugal.

Divide-se a seguir à ponte sobre o rio, por uma árvore internacional e uma placa que indica a fronteira, mas inseparável na língua, onde os habitantes ainda falam um dialecto antigo, que é português e é espanhol.

Continuando a viagem, a partir de Bragança, escolha o caminho que passa por pequenas aldeias rurais, onde a pastorícia continua a ser fonte de riqueza, França, Montesinho, que dá nome ao Parque, e Guadramil são locais tranquilos, onde existe a tradicional casa de granito com telhado de xisto e se pratica a transumância.

Pitões das Júnias é um dos tesouros do Parque Nacional Peneda-Gerês, o caminho acaba na aldeia, deixe-se ficar e explore as redondezas a pé, vai encontrar pequenas cascatas para se refrescar, se a temperatura estiver a condizer e um mosteiro cisterciense no meio da paisagem.

Ainda há ofícios tradicionais, entre os quais, as meias de lã feitas à mão, ideais para Invernos rigorosos e claro, muitos sabores da gastronomia local, delicie-se com o mel de Montesinho e a carne de vaca mirandesa, que são produtos de qualidade reconhecida.

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more

CityOnline

Escolha o Idioma