Novo monumento no Barreiro assinala histórico clube centenário Luso FC

Barreiro
Rua Miguel Bombarda, Barreiro, Portugal

Information

O Barreiro lança mais um monumento público, desta feita na rotunda recentemente construída na Quinta Pequena, Rua Miguel Bombarda, junto ao novo Mercado Municipal 25 de Abril.

Da autoria da artista barreirense Olivia Dias, perpetuando o Luso FC, clube centenário barreirense, que, naquela zona, teve instalado o seu campo de futebol, cheio de história e “estórias”, esta nova figura escultórica foi segunda-feira, 8 de março, assinalada com um momento simbólico, com a presença de diversas personalidades, entre elas a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pelas áreas da Educação, Desporto e Associativismo, Cultura e Património Cultural, e Intervenção Social e Igualdade, Sara Ferreira, o Presidente do “emblema” barreirense”, Rui Pedro Pereira, e a autora da peça.

Aqui existiu o Campo de Jogos do Luso Foot-Ball Club.

Este clube histórico no panorama desportivo barreirense foi fundado em 11 de abril de 1920, tendo começado a jogar em campos improvisados com balizas desmontáveis, veio a estabelecer neste local o seu recinto de jogo oficial, também conhecido como Campo da Quinta Pequena.

Anexo a este Campo de Jogos existiu também desde a década de 1940 a Esplanada do Luso, um cinema ao ar livre dinamizado pela comissão cultural do clube.

O encontro de futebol inaugural deste Campo de Jogos ocorreu a 9 de maio de 1926 e a última vez que o Luso aqui envergou a sua camisola foi a 27 de maio de 2017», pode ler-se na placa colocada junto ao local do antigo estádio.

To read

Published 12/03/2021

Map

CityOnline

Escolha o Idioma