Ordem do Carmo convida a percorrer 250 anos de história

Porto - Porto
Phone: 222 078 400 Click to e-mail

Information

A Ordem Terceira do Carmo, entidade secular da cidade do Porto e proprietária da Igreja do Carmo - monumento nacional desde 2013 e que comemora este ano 250 anos de existência - inaugurou recentemente um circuito turístico-cultural que inclui uma visita à Casa Escondida (pequeno habitação situada entre as Igrejas do Carmo e dos Carmelitas, a casa mais estreita da cidade e do país e que era desconhecida pela quase totalidade dos portuenses pois esteve fechada desde a sua construção há 250 anos estando agora renovada e aberta ao público), à zona restrita da Igreja onde se inclui um roteiro aos altares, uma mostra das melhores peças de prata da Ordem do Carmo nas Catacumbas concluindo-se a visita com uma ida à Sacristia prevendo-se em breve a abertura de novas zonas. 

Sendo uma novidade nas atracções turísticas desta zona da cidade, o circuito turístico tem tido um bom número de visitantes, sempre de modo crescente, sobretudo pessoas que visitam ambas as Igrejas 

No percurso estão incluídas as visitas à Igreja da Ordem Terceira do Carmo, à Casa Escondida – ainda hoje, e apesar dos seus 250 anos de existência, desconhecida pela maioria dos habitantes do Porto - e as Catacumbas que albergam, a partir desse dia, uma mostra única das Pratas da Ordem do Carmo, que glorificam a prataria portuguesa. 
 
A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, património nacional, da autoria do arquiteto José de Figueiredo Seixas, com influências de Nicolau Nasoni foi mandada construir por leigos carmelitas, em 1756, e contempla dez altares que encaminham a uma contemplação da arte Secular religiosa, acompanhada, a partir de agora, pelas descrições das suas representações. 
 
A Casa Escondida da Ordem do Carmo situa-se entre a Igreja dos Carmelitas e a Igreja do Carmo sendo mencionada nalguns roteiros turísticos do Porto como a casa mais estreita da cidade, tendo sido concluída na mesma altura que a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, em 1768. Recebeu reuniões secretas durante as Invasões Francesas, no Liberalismo, cerco do Porto e logo após a proclamação da República na perseguição às Ordens religiosas. 
 
As Catacumbas expõem as Pratas da instituição. Pratas que, pela sua excecional qualidade e raridade, foram selecionadas para uma exposição que decorreu no Museu Nacional de Soares dos Reis, em 2017. 
 
A Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo celebra os seus 250 anos de existência, em 2018, com o percurso que contempla os anos de história da sua obra grandiosa ao longo dos tempos, iluminada pelos princípios de bem servir que lhe deram origem e sempre a orientaram até aos dias de hoje. 

Informações: 222 078 400

Experiências inesquecíveis

Published 24/07/2018

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Porto

CityOnline

Escolha o Idioma