Porto entre os 10 melhores destinos do mundo para mulheres que viajam sozinhas

Porto
Porto

Information

A Condé Nast Traveller divulga recentemente o top dez das cidades mais interessantes, seguras e convidativas para mulheres viajantes que se têm como única companhia. O Porto ocupa o segundo lugar da lista e é a única cidade portuguesa representada.

A conceituada publicação de viagens diz que a cidade do Porto “seduz os visitantes individuais”, sobretudo graças ao “carisma da população local”. Aliás, sublinha que esta característica diferencia a Invicta “de outras cidades mediterrânicas de dimensão e influência comercial semelhantes”.

A jornalista Anna Hart apresenta a lista tendo por base a sua experiência pessoal, enquanto mulher viajante que parte à descoberta de novos lugares sozinha, e desse repositório de memórias conclui que, de facto, alguns destinos se destacam pela “hospitalidade” que garantem a este tipo de turistas.

Sobre o Porto, diz que “os viajantes solitários, com a atitude certa, sentir-se-ão rapidamente bem-vindos numa qualquer esplanada, pousada ou mercado de rua”. Um toque subtil para dizer que “amor com amor se paga”.

E a máxima paga-se... à moda do Porto, como é evidente. Não raras vezes, são os próprios portuenses que se disponibilizam a servir de anfitriões de uma cidade que “se fica a conhecer melhor se for explorada a pé”, informa. E, mesmo que em dois ou três dias o mapa possa ser varrido com a passagem pelos pontos turisticamente mais relevantes, também há quem se deixe ficar “por várias semanas”, assinala a repórter.

Os “encantos” do Porto – “do dramático rio Douro, às convidativas pousadas ou às ruas estreitas do centro histórico” – são logo destacados para início da descrição sobre a vice-campeã do ranking que, para estas viajantes, pode vir embrulhada por uma vantagem adicional. É que o facto de a cidade ser porto de abrigo de “nómadas digitais” faz com que as mulheres que viajam sozinhas não se sintam, de forma alguma, "uma raridade".

Em primeiro lugar da lista surge Ibiza, em Espanha. A medalha de prata é atribuída ao Porto e a de bronze vai para Luang Prabang, em Laos. Osaka, no Japão, Palm Springs, na Califórnia, Perth, na Austrália, e Baviera, na Alemanha, compõem os lugares seguintes do top, que fica completo por Dominica, no Caribe, West Cork, na Irlanda, e Singapura, na Ásia.

To read

Published 29/03/2021

Map

CityOnline

Escolha o Idioma