Artigo já terminou no dia 14/06/2019
June 14, 2019 - 21:00

Rocío Molina - Caída del cielo

Teatro Municipal do Porto - Rivoli - Porto
R. do Bonjardim, 143Teatro Municipal do Porto - Rivoli

Information

Depois de se ter apresentado pela primeira vez em Portugal no Festival de Flamenco do Estoril, uma das mais inventivas bailaoras espanholas estreia-se agora no Porto.

Num crescente interesse pela abertura das linguagens que cabem dentro da dança contemporânea, a programação do Teatro Municipal do Porto tem trazido ao palco os nomes mais atuaisdo flamenco, como Israel Galván, em julho de 2017. Com “Caída del cielo”, Rocío Molina mostra a raiz do flamenco, ao mesmo tempo que a faz colidir com outros vocabulários, consciente de que,na sua mais profunda essência,o flamenco é uma expressão de liberdadee não pode nem deve ser domesticado. Este trabalho é uma celebração da mulher, imersa num sentido trágico da festa. Acompanhada pelos seus músicos, o baile de Molina é uma queda livre que, ao invés de nos remeter para aimagem invertida do anjo caído da Divina Comédia de Dante,nos fazaterrarnum paraíso escuro e denso, cheio de um corpo camaleónico e poderoso.
 
Coreógrafa e bailarina, Rocío Molina (Málaga, 1984) criou uma linguagem artística própria, assente na tradição mas reinventada de um flamenco que respeita as suas essências e abraça as linguagens mais vanguardistas. Ganhou o PrémioNacional de Dança em Espanha no ano de 2010 e é artista associada do Teatro Nacional de Chaillot, em Paris, desde 2014. Molina é, atualmente, uma das artistas espanholas com maior projeção internacional. Os seus espetáculos são reconhecidos pela crítica especializada e pelo público como acontecimentos cénicos singulares em que convivem o virtuosismo técnico, a investigação formal e uma beleza visual inigualável.

Bilhete: 10 euros


Experiências inesquecíveis

Published 13/02/2019

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Teatro Municipal do Porto…
June 14, 2019

CityOnline

Escolha o Idioma