Rota das Tabernas

Coimbra - Coimbra
consultar lista de estabelecimentosCoimbra
Site

Information

As Tabernas são estabelecimentos característicos de épocas passadas que desempenharam um papel importante nas comunidades em que se inseriram, sendo testemunhos da vida económica, social, cultural e, até, política das populações.

Proliferaram como espaços de venda a retalho, de produtos alimentares, designadamente, produtos locais e regionais, com evidência para o vinho, tornando-se pólos de sociabilidade, sobretudo, entre as classes populares. Acentuadamente marcantes na época pós-revolução industrial, intensificaram-se, também, com o ambiente criado pela vida académica, nas vilas e cidades com estabelecimentos de ensino.

A cidade de Coimbra foi pródiga em tabernas. Espalharam-se pela urbe e conciliaram, no seu seio, as diferentes peculiaridades que abraçam os estabelecimentos comerciais. Registam, no seu passado, momentos de relevante valor histórico, que manifestam as vivências e os protagonistas das gerações que as utilizaram e que fazem parte integrante da História de Coimbra.

Pretendendo preservar a identidade e memória citadinas, torna-se evidente manter esta herança, que tem resistido à avalanche demolidora de snacks, de cafés, de pubs e de pensões.

Com o objectivo de transmitir o património recebido e usufruir, no presente, do modus vivendi deste característico sector social de Coimbra, o Município encetou um levantamento exaustivo, tendo encontrado três dezenas de estabelecimentos em pleno funcionamento.

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Coimbra

CityOnline

Escolha o Idioma