February 13, 2025 to September 7, 2025

run_it_back.exe' | exposição de Avery Singer

Museu de Serralves, Porto - Porto
R. Dom João de Castro 210, 4150-417 PortoMuseu de Serralves, Porto
Site

Information

Published 07/02/2025

 Avery Singer(n. 1987, Nova Iorque) é uma artista norte-americana com trabalho singular desenvolvido na pintura, que a transformou numa estrela internacional no mundo artístico e cultural. run_it_back.exe' é a primeira exposição individual da artista em Portugal e resulta de mais de um ano de trabalho conjunto. Foi concebida especificamente para o Museu de Serralves, cujos átrio e sala Central são ocupados e totalmente transformados pela exposição, que é também uma intervenção arquitetónica, com o contributo do atelier depa architects.

Universo digital no mundo físico

O percurso único que a artista tem trilhado na pintura expandiu os limites do meio, com a produção de obras profundamente enraizadas no universo digital.  Avery Singer "não é apenas uma artista do seu tempo — ela reconfigura-o. Com um olhar crítico e uma sensibilidade invulgar, chama-nos a atenção para questões que precisam ser discutidas e para as fissuras de um mundo em permanente transformação. O seu trabalho não oferece consolo, mas um convite à reflexão", afirma Inês Grosso.

A sua abordagem inicia-se com software de modelação, através do qual cria figuras tridimensionais inspiradas em pessoas reais — amigos, conhecidos ou personagens ligadas às narrativas que deseja construir. Sobre essas formas, acrescenta elementos gráficos que, posteriormente, são transferidos para a tela preparada, recorrendo a um aerógrafo industrial.

Numa etapa seguinte, intervém manualmente, aplicando uma goma especial para apagar certas áreas da pintura, um gesto que intensifica sombras e expressões. Este momento reintroduz a fisicalidade do toque humano, equilibrando a precisão tecnológica do processo inicial com a sensibilidade e a expressividade do trabalho manual. O seu método, demorado e meticuloso, alia técnicas tradicionais à inovação digital, dando forma a uma realidade reinventada e visualmente intrincada, onde se cruzam referências à história da arte, à sociedade contemporânea e à cultura popular.

Fruto de mais de um ano de investigação, Avery Singer, com o contributo da cenografia dos depa architects, esta exposição mostra-nos as complexidades das economias digitais emergentes, como o universo das criptomoedas, revelando as suas dinâmicas de volatilidade, alienação e fragmentação.

Através de uma abordagem que coloca em diálogo dois mundos aparentemente inconciliáveis — o sistema financeiro tradicional e o crescente mercado dos criptoativos e das economias descentralizadas —, a artista destaca os mecanismos que os sustentam e a forma como se influenciam mutuamente, moldando a nossa realidade económica e social.

Singer alia um olhar crítico a uma sensibilidade rara para expor as fissuras de um mundo em constante transformação. run_it_back.exe? não se limita a ser uma exposição; é um apelo urgente à reflexão sobre o impacto da tecnologia na nossa existência e sobre os desafios e paradoxos de uma sociedade cada vez mais digital e desumanizada.

A exposição estará patente de 13 de fevereiro a 7 de setembro de 2025.

Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?

Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail

To read

Map

Museu de Serralves, Porto
February 13, 2025 to September…

CityOnline

Escolha o Idioma

Newsletter