June 14, 2024 to June 24, 2024

São João de Braga '24

Braga - Braga
BragaBraga
Site

Information

As Festas de S. João de Braga estão de volta de 14 a 24 de junho, com um programa intenso. Serão onze dias e 270 horas de programação, sete cortejos, 365 entidades e cerca de dez mil pessoas envolvidas nestas que são as sanjoaninas mais antigas do país.

As ruas da Cidade voltam a fervilhar com as tradições locais, com destaque para o Cortejo Sanjoanino (com o Carro das Ervas, Dança do Rei David e Carro dos Pastores), para os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, cabeçudos e gigantones, folclore e etnografia.

No cartaz musical deste ano figuram as atuações da Banda Filarmónica da GNR, Ana Malhoa, David Carreira e The Gift, além de inúmeros projetos musicais dos quais se destacam Carlos Ribeiro, Jorge Loureiro, Siga a Farra, Canto D’Aqui e a apresentação do projeto “São joão hoje – Cancioneiro Sanjoanino Bracarense”.

Este ano, as festas destacam de forma particular o Cortejo das Rusgas – tema do cartaz e das decorações das ruas – onde vários grupos desfilam, neste momento emblemático das sanjoaninas bracarenses.  O cortejo destaca as tradições locais, com grupos de romeiros que cantam e dançam, percorrendo várias artérias do Centro Histórico, descendo pela Avenida da Liberdade que, este ano, estará completamente renovada para que as festas sejam vividas em pleno.

Da programação, destaque no dia 14 para a apresentação do livro “Trajar no S. João de Braga” e para a habitual cerimónia de acender das luzes das ornamentações que darão cor à Cidade. No dia 15, a Praça da República acolhe o evento “Todos ao Bombo” enquanto o Largo de S. Francisco será palco para o festival “Braga Capital do Cavaquinho”. Ainda no mesmo dia, vai decorrer a prova desportiva de obstáculos “Black Pig Race”

No dia 16, o destaque vai para o Cortejo Etnográfico, que irá percorrer as principais artérias da Cidade, e para o festival Folclórico das Festas de S. João, a decorrer na Avenida Central. No dia 18, a animação estará a cargo dos “Siga a Farra”, com um concerto junto à Igreja de S. João do Souto.

No dia 19, o Theatro Circo volta a acolher a Gala Sanjoanina que, este ano, contará com a participação da Banda Sinfónica da GNR. No dia 21, a Praça Municipal será o local de partida para o Cortejo Histórico, um momento evocativo das raízes e das tradições do S. João.

O ponto alto das festas acontece nos dias 22, 23 e 24 de junho, com despiques de bombos, o cortejo internacional de gigantones e cabeçudos, o concerto de Ana Malhoa, a a abertura oficial das festas na Praça Municipal, a homenagem ao mestre Veiga, o cortejo das rusgas e o concerto de David Carreira. No dia 24, decorrerá o cortejo sanjoanino, com o carro das ervas, carro do rei David e carro dos pastores. Destaque ainda para a procissão em honra de S. João Baptista. As festas terminam com um concerto dos “The Gift”.

O programa completo das festas de São João de Braga poderá ser consultado Aqui

To read

Published 15/05/2024

Map

Braga
June 14, 2024 to June 24,…

CityOnline

Escolha o Idioma