Serralves inaugura Casa do Cinema Manoel Oliveira

Porto, Serralves - Porto
R. de SerralvesPorto, Serralves
Site

Information

Quatro anos após a morte de Manoel de Oliveira a sua obra, agora com CASA, ficará ao alcance do olhar de todos podendo assim, continuar a ser um inesgotável ponto de partida de novas visões, diálogos e conceções sobre o cinema, a arte e a contemporaneidade.

A CASA DO CINEMA apresenta o guião da vida e obra de Manoel Oliveira, através de fotografias, textos, desenhos preparatórios, adereços, guiões de filmes e também prémios, cartazes, correspondência e toda a biblioteca do cineasta. Um vasto núcleo documental que é um instrumento precioso para aprofundar o conhecimento da sua obra, bem como da história do cinema, da arte e da cultura em Portugal nos séculos XX e XXI. 

Apostando numa programação plural e transversal, a CASA DO CINEMA MANOEL DE OLIVEIRA arranca com uma exposição permanente e duas mostras temporárias dedicadas ao cineasta, desenhadas em articulação com a programação regular de cinema. 

A exposição permanente propõe um percurso através da obra de Manoel de Oliveira. Explorando novas possibilidades de apresentação de materiais cinematográficos em contexto museológico, o conceito expositivo recorre à tecnologia para proporcionar ao visitante uma relação imersiva e interativa com as imagens. Esta exposição também se cruza e completa com a programação permanente da obra de Manoel de Oliveira. A CCMO apresenta sessões diárias de filmes do realizadores legendados em inglês para permitir a todos os que visitam Serralves descobrir a vasta obra do cineasta.

A arquitetura estará igualmente em destaque com uma carta-branca a Álvaro Siza, que selecionará um conjunto de filmes centrados nas representações da casa na História do cinema.

Inauguração dia 24 de junho 2019



Experiências inesquecíveis

Published 20/06/2019

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Porto, Serralves

CityOnline

Escolha o Idioma