Sintra inicia requalificação da Serra da Carregueira

Sintra
Belas

Information

A Câmara Municipal de Sintra iniciou os trabalhos da requalificação do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, um investimento no valor de 1 milhão e 600 mil euros, que contempla mais de 20 hectares junto da localidade urbana de Belas.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho de Sintra que urge preservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, recordou que “este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado.” O autarca referiu ainda que o futuro Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, Integrado na Estrutura Ecológica Municipal e no Eixo Verde e Azul, “valerá, não só, pelo mérito arquitetónico das suas paisagens, mas também pela oferta à população de um espaço livre, aberto e inclusivo e de acesso gratuito”.

Os trabalhos de implementação da sub-fase 1 do projeto do Parque da Serra da Carregueira, compreendem a construção dos limites, através de muros e muretes e dos acessos principais do mesmo, junto à localidade de Belas. O projeto contempla igualmente a construção de um novo parque de estacionamento junto à entrada sul e beneficia do estacionamento já existente na Avenida João de Belas. 

Nesta primeira sub-fase, está prevista a realização de limpezas no enquadramento da Ribeira de Belas, afluente do Rio Jamor, e sequente requalificação através do redesenho do leito e da plantação de espécimes vegetais, criando-se condições para a fruição próxima da linha de água pela população. 

Está prevista igualmente a construção de uma ponte de madeira para atravessamento da linha de água, garantindo a ligação entre ambas as margens e melhorando a circulação dos percursos internos do parque. 

A implementação desta fase do projeto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal pelo estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que promove a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

Está igualmente prevista a instalação de mobiliário urbano adequado à estadia e fruição do espaço, bem como instalação de iluminação pública que assegura essencialmente uma função de segurança.

Considerando a área abrangida pela intervenção e a necessidade de viabilizar os trabalhos no âmbito da mesma, irá proceder-se a curto prazo à eliminação das hortas que têm vindo a ser construídas de um modo ilegal e desordenado.

To read

Published 04/03/2021

Map

CityOnline

Escolha o Idioma