Artigo já terminou no dia 15/10/2021
October 15, 2021 - 19:00

Sons da Rota da Seda para ouvir no Museu do Oriente

Museu do Oriente - Lisboa
Av. BrasíliaMuseu do Oriente
Site

Information

Norouz Ensemble sobe ao palco do Museu do Oriente, no dia 15 de outubro, às 19.00, com músicos do Iraque, Síria, Curdistão e Irão, para dar a conhecer a tradição musical da Ásia Central e da antiga Rota da Seda.

Não era apenas a seda e as especiarias que, outrora, viajavam nas caravanas de cidade em cidade. Também as músicas, as melodias e os instrumentos foram em busca de novos horizontes e, hoje, a música da Ásia Central guarda em si uma história antiga, criada naquela que foi, durante séculos, a encruzilhada das civilizações e o coração do mundo.

Fundado em 2018, Norouz Ensemble é formado por virtuosos dos antigos instrumentos orientais: djoze, santur, nay, duduk, qanun e tambores das cidades de Bagdad, Aleppo e Teerão. Neste concerto, os músicos são acompanhados pela cantora iraquiana Rita Williams, em composições contemporâneas, baseadas na tradição árabe clássica, que refletem uma nova visão da sua cultura.

 Este é o primeiro concerto do Ciclo Músicas Escondidas, organizado pelo Museu do Oriente para dar a conhecer os sons tradicionais de países como o Iraque, a Síria, o Curdistão, o Irão, a Mongólia e o Afeganistão. Os próximos espectáculos realizam-se nos dias 10 de Dezembro, com Egschiglen (Mongólia), e 4 de Fevereiro de 2022, com Daud Khan Sadozai (Afeganistão). 

Duração: 75’ sem intervalo

Preço: 15 €

To read

Published 12/10/2021

Map

Museu do Oriente
October 15, 2021

CityOnline

Escolha o Idioma