Trindades batidas, Meninas recolhidas

Arquipélago dos Açores - Calheta ( Ilha São Jorge )

Information

A pensar na abundância dos enchidos e da carne fresca para a ceia de Natal, era costume coincidir o mês de Dezembro com a matança do porco, porque com a falta de energia eléctrica, a carne tinha de ser salgada e conservada assim, até ser consumida.

Nas Flores, para além dos enchidos, a tradição é servir galinha assada recheada com debulho, torresmos, não esquecendo os inhames com linguiça.

A melhor parte continuam a ser as sobremesas, como o arroz doce e o bolo de frutas, na ilha das Flores, a massa sovada e os biscoitos de orelha e de aguardente, em Santa Maria, os suspiros, rosquilhas de aguardente e figos passados em São Jorge, e os licores caseiros de tangerina e anis, um pouco por todo o lado.

Em São Jorge, o dia da Consoada era de especial importância para as raparigas, porque, ao contrário do resto do ano, elas tinham liberdade para sair à noite, até à hora da missa, segundo a crença popular, nessa noite nada de mau lhes podia acontecer, enquanto nos restantes dias, depois das Trindades - por volta das seis da tarde, - já não podiam sair, como diz o ditado...

Trindades batidas, Meninas recolhidas !!!

Map

Experiences for your trip

We have several experiences for a unique visit

more
Arquipélago dos Açores

CityOnline

Escolha o Idioma