Artigo já terminou no dia 23/03/2024
March 23, 2024 - 15:00

workshop e concerto do ciclo de Música Medieval de Leiria sobem ao Castelo no “Equinócio da Primavera”

Castelo de Leiria - Leiria
Largo Dr. Manuel de Arriaga 9, 2400-171 LeiriaCastelo de Leiria

Information

O Castelo de Leiria irá continuar a apresentar, em 2024, o Ciclo de Música Medieval de Leiria.

O próximo concerto intitulado “Entre o Mar e a Terra” – Equinócio da Primavera, é já no próximo dia 23 de março, a partir das 16 horas, na Igreja da Pena – Castelo de Leiria, sendo antecedido por um workshop destinado ao público, com início às 15 horas.

Neste segundo concerto do Ciclo de Música Medieval de Leiria, o foco está nas Cantigas de Amigo de um dos músicos mais aclamados da Galiza medieval, um jogral de nome Martin Codax, e que serão interpretadas pela cantora lírica convidada, Irene Brigitte.

Desde o manuscrito medieval conhecido como Pergaminho Vindel, nesta segunda experiência medieval, serão pedidas ao mar notícias dos nossos entes queridos e navegaremos nas ondas da costa ibérica, sempre protegidos pelos milagres da Virgem que protegiam os povos navegantes. Junto ao mar, descobriremos outras culturas que encontraram a sua segunda casa nos manuscritos das Cantigas de Santa Maria, e iremos experienciar a renovação da natureza durante a primavera através de vários cenários de Páscoa.

O mini-workshop que dá início à apresentação é um prelúdio, cuidadosamente preparado que serve como uma chave para desvendar os mistérios e a magia do concerto que se segue no próprio dia.

Estas introduções, criadas através do lema "aprender é partilhar", oferecem uma oportunidade única para o público se familiarizar com a alma da música, oferecendo uma visão mais profunda do contexto histórico, dos instrumentos e do seu significado cultural.

A venda dos bilhetes está disponível no próprio dia do espetáculo, a partir das 9:30. O o preço está incluído no preço da entrada no Castelo (limitado à lotação da sala). Para mais informações contactar através do email castelo@cm-leiria.pt 


Quem é Irene Brigitte, a cantora lírica convidada?

Irene Brigitte (Trieste, 1989) obteve o diploma de mestrado em Canto Renascentista e Barroco no Conservatório de Vicenza “Arrigo Pedrollo” (Itália). Presentemente, é doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra e está inscrita na Pós-graduação em Polifonia na ESMAE. Começou a sua atividade discográfica em 2008, colaborando em vários projetos. No âmbito da música antiga, pode mencionar-se a colaboração na edição crítica e a respetiva interpretação da missa medieval de Du Fay “Se la face ay pale”, dirigida por Claudia Caffagni (2017; Amadeus), a participação numa gravação destinada ao MedRen 2021 (Medieval and Renaissance Music Conference) com o ensemble Sesquialtera, e a colaboração com o ensemble Arte Minima (dirigido por Pedro Sousa Silva) para o disco “In splendoribus” (2021), dedicado à música renascentista portuguesa.

To read

Published 22/03/2024

Map

Castelo de Leiria
March 23, 2024

CityOnline

Escolha o Idioma