A exposição World Press Photo 2025 chega ao Parque dos Poetas, onde estará patente de 12 de novembro a 11 de dezembro, na Alameda Almeida Garrett.
Reconhecida como a mais importante mostra internacional de fotojornalismo, esta edição reúne 42 imagens premiadas, selecionadas entre mais de 59 mil candidaturas submetidas por fotógrafos de 141 países.
A sessão inaugural, marcada para o dia 11 de novembro, pelas 15h, assinala o início da exposição e convida o público a celebrar a fotografia como instrumento de memória, reflexão e consciência coletiva.
Na sua 68.ª edição, o World Press Photo 2025 destaca temas centrais da atualidade, as consequências dos conflitos armados, as migrações e as crises ambientais, sem esquecer as histórias de dignidade, identidade e resistência que marcam o quotidiano em diferentes partes do mundo. São imagens que apelam a um olhar atento, empático e questionador sobre o presente.
Com entrada livre, a exposição pode ser visitada diariamente, entre as 10h e as 20h, no Parque dos Poetas, em Oeiras.
Paralelamente à exposição, os participantes poderão inscrever-se workshops, conversas e outras atividades dedicadas à fotografia e ao jornalismo visual, promovendo o encontro e a partilha entre o público e os profissionais da imagem.
PROGRAMA
Conversa com um Fotojornalista do Jornal Sol
Auditório Templo da Poesia, Parque dos Poetas
16 de novembro | 15 às 17h
Entrada livre, sujeita à lotação do auditório.
Descrição: O fotojornalismo revela histórias que muitas vezes passam despercebidas. No âmbito da exposição World Press Photo, um fotojornalista do Jornal Sol partilha durante duas horas a sua experiência, abordando desde a captação de imagens emblemáticas até os bastidores da profissão. Uma conversa que oferece um olhar privilegiado sobre a arte de contar histórias através da fotografia e inspira todos os interessados em jornalismo e narrativas visuais.
Workshop de Fotografia: Fundamentos Essenciais (2h)
Templo da Poesia, Parque dos Poetas
22 de novembro | 15 às 17h
Material necessário: Máquina fotográfica ou telemóvel
Participação gratuita. Máximo de 15 participantes, mediante levantamento de senha, 30 min antes, por ordem de chegada, na receção do Tempo da Poesia
Sinopse: Aprenda os conceitos básicos da fotografia numa sessão prática de 2 horas. Este workshop apresenta os princípios essenciais, como composição, iluminação e enquadramento, ajudando os participantes a explorar a criatividade e captar imagens mais impactantes. Uma oportunidade de colocar a mão na máquina fotográfica, ou telemóvel, e descobrir o mundo da fotografia de forma acessível e divertida.
Passeio Fotográfico: Prática e Inspiração (2h)
Templo da Poesia, Parque dos Poetas
29 de novembro | 15 às 17h
Material necessário: Máquina fotográfica ou telemóvel
Participação gratuita. Máximo de 20 participantes, mediante levantamento de senha 30 min antes, por ordem de chegada, na receção do Tempo da Poesia
Sinopse: Explore a fotografia em ação durante um passeio de 2 horas, colocando em prática os fundamentos básicos aprendidos. Orientado por um fotógrafo experiente, você vai aprender a observar detalhes, escolher enquadramentos e capturar cenas do dia a dia com criatividade. Uma experiência prática que combina aprendizado e inspiração, perfeita para quem quer descobrir o prazer de fotografar. Poderá usar máquina fotográfica, ou telemóvel.
Mais informações: dca@oeiras.pt | 214 408 280