Artigo já terminou no dia 19/05/2024
May 19, 2024 - 19:00

Yin Yang

Museu do Oriente, Lisboa - Lisboa
Doca de Alcantara Norte, Av. Brasília, 1350-352 LisboaMuseu do Oriente, Lisboa
Clique para ver Bilhetes

Information

Yin Yang é um conceito filosófico que se originou na antiga China, descrevendo duas forças opostas, mas complementares, interdependentes e persistentemente coexistentes. Quer seja nas coisas mais pequenas, quer no vasto universo, estas forças podem ser dividida nas dualidades de Yin e Yang.

Baseado nesse conceito, o espetáculo simboliza os temas duplos dentro de Yin Yang: Céu e Terra, Sol e Lua, Água e Fogo, Masculino e Feminino, Deuses e Espíritos.

"Céu e Terra": o céu representa yang e a terra representa yin. A vida humana existe sob os céus e acima da terra, onde a interacção entre o céu e a terra gera a energia para a sobrevivência humana.

"Sol e Lua": o sol representa yang, e a lua representa yin. O sol fornece luz e calor, enquanto a lua representa escuridão e frescor, nutrindo o crescimento de todas as coisas.

"Água e Fogo": a água simboliza a terra dentro do corpo humano, enquanto o fogo simboliza os céus dentro do corpo humano; ou seja, a água é yin e o fogo é yang. Água e fogo nutrem o corpo humano.

"Masculino e Feminino": Todas as coisas no mundo têm aspectos yin e yang, e os seres humanos, existindo entre o céu e a terra, são divididos em masculino e feminino, com o masculino representando yang e o feminino representando yin.

"Deuses e Espíritos": os deuses representam a alma yang, simbolizando auspiciosidade e felicidade, enquanto os espíritos representam a alma yin, simbolizando infortúnio e desastres. Deuses e espíritos também podem ser entendidos como consequências das boas e más acções humanas.

ACCPO - Associação de Cultura Chinesa Pensamento Oriental

Clique para ver Bilhetes

To read

Published 24/04/2024

Map

Museu do Oriente, Lisboa
May 19, 2024

CityOnline

Escolha o Idioma