Galicia
Situada na extremidade noroeste da Península Ibérica, a comunidade autónoma de Galiza é caracterizada pelo verde da paisagem rural, embora seja também a região mais marítima de Espanha.A costa galega, agitada pelo Oceano Atlântico, é recortada por numerosas rias que proporcionam algumas das paisagens mais espectaculares da zona. Também pertencem à Galiza o arquipélago das ilhas Cíes, o arquipélago de Ons, e o arquipélago de Sálvora, assim como outras ilhas como Cortegada, Arousa, as Sisargas, ou as Malveiras.
No interior montanhoso, surgem velhas povoações de casas de granito e atmosfera medieval, assim como minúsculas quintas rodeadas de campos cor de esmeralda sob os céus enevoados e chuvosos da Galiza.
Habitada desde tempos muito remotos, a zona era dominada por povos de origem céltica até à chegada dos romanos, no século I a.C., os quais lhe atribuíram o primitivo nome de Gallaecia.
A população local tem grande orgulho na sua cultura e língua, o galego, semelhante ao português, o que não é de estranhar, pois a região está apenas separada de Portugal, no limite sul, pela barreira natural do rio Minho.
A descoberta, no século IX, do suposto túmulo do apóstolo São Tiago transformou a cidade medieval de Santiago de Compostela num dos principais locais de peregrinação da Europa e deu origem aos célebres Caminhos de Santiago. A cidade, com a sua magnífica catedral, é ainda a principal atracção turística da região, mas a Galiza tem muito mais para oferecer ao visitante, desde vilas e cidades históricas como Lugo, Pontevedra e Corunha à paisagem deslumbrante das rias, bonitas praias e estâncias tranquilas, ou centros modernos e movimentados como Vigo, o mais importante porto piscatório de Espanha.
A Galiza gaba-se também de apresentar uma impressionante variedade de peixe e marisco, talvez o melhor e mais abundante de Espanha, embora haja outras especialidades gastronómicas locais, como o típico lacón con grelos (pá de porco fumada e salsichas com grelos), os pequenos pimentos de Padrón cozinhados com bastante alho, ou o pulpo a la gallega (bocados de polvo cozido). A região também produz bons vinhos, como os famosos brancos Ribeiro, ligeiramente espumosos.
A Galiza limita a Norte e a Oeste com o Oceano Atlântico, a Leste com as Astúrias e Castela e Leão e a Sul com Portugal, e está dividida em quatro províncias - Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra.