ARQUIVO E DEMOCRACIA, exposição no MAAT

MAAT, Museu da Eletricidade - Lisboa

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE

Filename: artigos/index.php

Line Number: 196

AVISO
Artigo já terminou no dia 24/04/2017
ARQUIVO E DEMOCRACIA, exposição no MAAT

08/02/2017 a 24/04/2017 (MAAT, Museu da Eletricidade)

José Maçãs de Carvalho,  Arquivo e Democracia

O projeto Arquivo e Democracia é um ensaio visual sobre as mulheres de origem filipina que trabalham em Hong Kong, em serviços domésticos, e ocupam as ruas de Central aos domingos. 

A exposição, que faz coincidir o corpo fotográfico e o corpo videográfico de José Maçãs de Carvalho, desenvolve-se em torno deste acontecimento protagonizado por uma comunidade de empregadas domésticas que se reúnem nas ruas do centro de Hong Kong, habitando-as como se de uma casa ou um quarto se tratassem, fazendo coincidir o espaço público com o espaço privado. As mulheres filipinas e vivem em casa dos seus empregadores. Trabalham 6 dias por semana. Ao domingo, por ser dia de folga e porque não lhes permitem que permaneçam em casa, passam o dia na cidade, ocupando ruas e praças importantes do Central District, uma zona de comércio de luxo.

As imagens revelam um confronto, mesmo que ingénuo, entre a escala desmedida e espetacular da arquitetura e a monumentalidade das milhares de mulheres filipinas que trabalham na cidade e que nela descansam, ao domingo. 

Num diálogo permanente entre a imagem fixa e em movimento, o artista, como um flâneur que transita das arcadas parisienses do século XIX para a contemporaneidade, coreografa uma multiplicidade de arquivos e dispõe em cena “aquele que passa”, segundo Ana Rito, a curadora da exposição.


Curadia de ANA RITO

Das 12 às 20 horas, encerra às terças-feiras

publicado 07/02/2017

ARQUIVO E DEMOCRACIA, exposição no MAAT
08/02/2017 a 24/04/2017

Av. Brasília(MAAT, Museu da Eletricidade)
Haz tu primer viaje con Uber y gana 5€ con el código GUIADACIDADE

Lisboa Marriott Hotel
Situado no coração financeiro de Lisboa, a 10 minutos do aeroporto e do centro da cidade

Comentários

Reservas com as melhores tarifas