Artigo já terminou no dia 07/12/2019
07/12/2019 - 17:00

Carmo Miranda apresenta “SABORES E MELODIAS” na COMUR - Museu Municipal da Murtosa

Murtosa, COMUR - Murtosa
MurtosaMurtosa, COMUR

Información

O que têm a música e a gastronomia em comum? O deleite dos sentidos. É este o mote para a obra “Sabores e Melodias”, da Murtoseira Carmo Miranda, que será apresentado este sábado, dia 7 de dezembro pelas 17h00 na COMUR-Museu Municipal para apresentação do seu livro. A entrada é livre.

SABORES E MELODIAS

"Receitas de família e de amigos, canções portuguesas de amor e as histórias das suas combinações". É a primeira afirmação da obra Sabores e Melodias e a que melhor define a sua essência. Para a autora, Carmo Miranda, aliar o ato culinário e de degustação à música e às memórias felizes que esta combinação proporciona é uma ação natural e intrínseca.

Por isso, Sabores e Melodias não é uma simples compilação de receitas. É um claro convite a (re)viver receitas com história(s) e a degustar um prato com todos os sentidos, até com a audição! A autora aconselha o leitor a criar previamente uma playlist com as músicas associadas a cada uma das receitas, para quando estiver a cozinhar e/ou a degustar os pratos a tenha sempre à mão.

E, porque cozinhar e degustar é muito mais do que preparar e ingerir uma refeição, o convite está feito!

São dezasseis pratos - quatro entradas, seis pratos principais e seis sobremesas, saboreados em pleno, ao som das músicas portuguesas escolhidas. Cada combinação revela-se uma experiência intensa e completa em que todos os sentidos se integram, complementam e criam uma nova dimensão.


CARMO MIRANDA

Carmo Miranda nasceu em Évora, mas foi em Mourão, uma pequena vila banhada pelo Guadiana, que viveu parte da sua infância. Depois, regressou com os Pais à terra da família, a Murtosa, onde viveu até partir para Vila Real, onde se licenciou em Biologia e Geologia. Seguiu depois para Braga, que se tornou a sua cidade, pois já há mais de vinte anos, que lá vive. Mas, a terra da sua família, a Murtosa, mora-lhe no coração e é uma grande fonte de inspiração. 

É professora por vocação, mas tem mais duas paixões: a cozinha e o canto lírico, às quais se dedica nos tempos livres.

As bases culinárias adquiriu-as com a sua Mãe, excelente cozinheira e uma doceira “de mão cheia”. Entretanto, foi-se aperfeiçoando com lições dadas por amigos, em workshops com especialistas e autodidaticamente, com recurso a programas televisivos, à Internet e à quase centena de livros de gastronomia e culinária que possui.

A música combina com tudo na sua vida. Adora cantar, especialmente canto lírico e tem a felicidade de viver rodeada de amigos que a ensinam e que a inspiram. Por isso, a música é a sua fonte de paz para o espírito e de energia para o corpo! 

Aliá-la à cozinha foi apenas mais um capítulo e o começo de uma grande aventura!


publicado 03/12/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Murtosa, COMUR
07/12/2019

Ciudad Online

Escolha o Idioma