Catedral de Bragança com Órgão Sinfónico único na Península Ibérica

Bragança
R. de São Francisco 59, 5300-252 Bragança

Información

Foi no dia 19 de dezembro que soou, pela primeira vez, o Órgão Sinfónico da Catedral de Bragança, após a bênção por D. José Garcia Cordeiro, Arcebispo eleito de Braga e Administrador Diocesano de Bragança-Miranda, numa cerimónia que terminou com um concerto pelo organista Giampaolo di Rosa.

Equipamento único na Península Ibérica e uma referência na Europa, o novo Órgão Sinfónico da Catedral de Bragança tem 3 117 tubos, 64 registos sonoros e 100 comandos distribuídos numa consola de quatro teclados e pedaleira.

Construído pela Casa Organaria Zanin Organi sas di Zanin Francesco e C., de Codroipo (Itália) propositadamente para a Catedral de Bragança, tendo, por isso, em conta as suas especificidades, o Órgão foi cofinanciado pelo FEDER, no âmbito da Rota das Catedrais a Norte, numa articulação entre a Direção Regional da Cultura do Norte, o Município de Bragança e a Diocese de Bragança-Miranda.

“Com este equipamento de excelência atingimos o expoente da valorização da Catedral de Bragança, que passará, acreditamos, a ser local de visita obrigatória por parte de músicos e jovens estudantes da área, bem como de turistas e curiosos”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, que destacou, ainda, o possível trabalho em articulação com o Conservatório de Música e Dança de Bragança.

Leer también

publicado 21/12/2021

Mapa

Ciudad Online

Escolha o Idioma