Christmas Pudding ou Bolo de Mel da Madeira?

Ilha da Madeira - Funchal

Información

Julgando-se tratar da adaptação da receita do Christmas pudding, trazido para a Madeira por turistas e residentes ingleses, o Bolo de Mel tornou-se o mais popular dos bolos da doçaria local,que tradicionalmente associado ao Natal, reflecte no seu sabor, a riqueza e variedade dos ingredientes, com o mel de cana e as especiarias da Índia a demarcarem-se.

Ingredientes:
250gr de pão em massa, 1,250kg de farinha, 500gr de açúcar, 9dl de mel de cana, 250gr de manteiga, 350gr de banha, 1kg de nozes, 125gr de amêndoas, 50gr de cidrão, 1 cálice de vinho da madeira, 3 colheres de sopa rasas de bicarbonato de sódio, 2 laranjas, 12gr de erva-doce, 25gr de canela, 6gr de cravinho, 6gr de pimenta da jamaica, 1 colher de chá de sal, meias nozes, amêndoas e cidrão para enfeitar.

De véspera, compra-se o pão em massa, polvilha-se com um pouco de farinha, embrulha-se num pano e coloca-se em local morno. No dia seguinte, peneiram-se para um alguidar a farinha com o açúcar, faz-se uma cova no meio e deita-se aí o pão em massa, amassa-se tudo de modo a obter uma massa homogénea.

Continuando a amassar, adiciona-se o mel morno com as gorduras, depois as frutas grosseiramente picadas, o vinho onde se dissolveu o bicarbonato, o sumo e a raspa da casca das laranjas e finalmente as especiarias.Quando, bem amassada, a massa se separar do alguidar, abafa-se com um cobertor e deixa-se levedar em local temperado durante 3 a 4 dias.

Divide-se então a massa em bocados segundo o tamanho pretendido, que se colocam em formas redondas e baixas, muito bem untadas com manteiga. Enfeita-se a superfície com meias nozes, amêndoas peladas e bocados de cidrão e levam-se os bolos a cozer em forno bem quente. Depois de frios embrulham-se os bolos em papel vegetal ou em película aderente e guardam-se em caixas de folha.


Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Ilha da Madeira

Ciudad Online

Escolha o Idioma