Artigo já terminou no dia 06/01/2024
10/11/2023 a 06/01/2024

Coimbra Natal '23

Coimbra - Coimbra
CoimbraCoimbra

Información

A Baixa de Coimbra, o Parque Verde, o Mercado Municipal D. Pedro V são os principais eixos, além de vários outros espaços municipais.

Ao longo dos próximos dois meses, a cidade vai usufruir de uma ampla programação alusiva à época festiva, com atividades em vários locais da cidade. Do vasto e diversificado programa destaca-se a primeira edição do Coimbra Magic Land, de 18 de novembro a 25 de dezembro, no Parque Verde. Mas haverá outros motivos de atração, para diferentes públicos, como as várias sessões de vídeo mapping a que estará associado o espetáculo de dança “A Parada do Quebra-Nozes”, os diversos concertos, na Igreja de Santiago, a animação no Mercado Municipal D. Pedro V, que acolherá, pela primeira vez, uma feira do livro, um espaço Pai Natal, além da animação de rua e visitas guiadas na Baixa, ações de promoção do comércio local e valorização do património classificado pela UNESCO.

“Coimbra Natal’23” é uma coorganização do Município de Coimbra – com a estreita articulação de diversas Unidades Orgânicas do Município -, do Mercado Municipal D. Pedro V e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), contando com a parceria da Diocese de Coimbra.

No passada dia 10 às 19h00, a iluminação natalícia foi inaugurada. As luzes de Natal vão estar ligadas todos os dias, até dia 6 de janeiro, das 18h00 às 23h00, com exceção do dia 31 de dezembro, das 18h00 às 6h00, num total de 297 horas.

A Coimbra Magic Land, um evento exclusivo, inteiramente dedicado ao Natal, que proporciona uma experiência inédita à comunidade local e promete atrair milhares de visitantes à cidade, vai ser de acesso livre e inclui um conjunto de equipamentos e de atrações alusivas ao Natal. A iniciativa resulta de uma coorganização entre a Câmara Municipal de Coimbra e a empresa Vertente Versátil, Unipessoal Lda. Entre as várias atrações que serão disponibilizadas para fruição do público (algumas delas gratuitas e outras com um valor que varia entre 2 € e 3€), estão incluídas: pista de gelo, carrossel parisiense, comboio, snow slide, hospital infantil, insufláveis, baloiços, trampolim, Fábrica dos Brinquedos, com destaque para a Casinha do Pai-Natal e o próprio Pai Natal, animadores circenses e personagens da Disney. Para além de tudo isto, a Coimbra Magic Land vai incluir também um mercadinho de Natal, com tasquinhas de Food truck, uma parada de Natal (agendada para o dia da inauguração, 18 de novembro, às 18h00), bem como outros espetáculos alusivos a esta época festiva.

Outro importante destaque da programação vai ser em plena na Baixa da cidade que recebe meia centena de iniciativas. Nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, o público vai ter a oportunidade de assistir a um espetáculo de vídeo mapping e dança – “A parada do Quebra-Nozes”, pela Vortice Dance Company -, que será projetado a partir da Praça 8 de Maio e vai contar com cinco sessões, com início às 18h30, e continuação às 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00. O espetáculo tem a participação de personagens, como o Quebra-Nozes, a Bailarina ou o Ratinho, que no final de todos os espetáculos (à exceção do das 18h30) irão interagir com o público e tirar fotografias.

A programação proposta pelo Município vai incluir, à semelhança dos anos anteriores, a realização de vários concertos. A Igreja de Santiago acolhe, nas sextas, sábados e domingos, entre os dias 1 a 23 de dezembro, sempre às 18h30, 10 concertos, apresentados por vários coros da cidade, dois grupos folclóricos e etnográficos e um grupo de fados, agentes culturais que integram o tecido associativo do concelho, a saber: Grupo de Fado da Associação dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra (dia 1), Grupo Folclórico e Etnográfico do Brinca – Eiras (dia 2), Choral Poliphonico de Coimbra (dia 3), Coro Misto da Universidade de Coimbra (dia 8), Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (dia 10), Coro de Professores e Coimbra (dia 15), Grupo Vocal Ad Libitum (dia 16), Chorus Ingenium (dia 17), Coro infantojuvenil “Coimbra Cantat” (dia 22), e o Coro D. Pedro de Cristo (dia 23 de dezembro).

A Praça do Comércio, às quintas e às sextas-feiras (entre 16 de novembro e 22 de dezembro), será o palco escolhido para a realização da iniciativa que a Associação para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), entidade promotora, designou “A Praça é Sua no Natal”. Das 18h00 às 22h00, vão decorrer atividades de animação musical numa tentativa de dinamizar este espaço histórico emblemático e estimular o comércio tradicional da zona envolvente. É também na Praça do Comércio que decorrerão as já habituais edições da Feira de Artesanato Urbano, nos dias 11 de novembro e 9 de dezembro, das 9hh0 às 19h00.

O Mercado Municipal D. Pedro V será outro espaço onde a animação e o espírito natalício não vão faltar. Para este local está prevista a realização inédita do evento “Livros no Mercado”, uma feira do livro que decorre nos dias 24 (18h00-20h00), 25 (10h00-22h00) e 26 de novembro (10h00-16h00), a que estará associada programação paralela. Desde logo, no dia 24, às 15h00, o compositor e maestro Paulo Bernardino conversa em torno da obra musical de sua autoria, “Cantata de Natal”, composta a partir de textos de António Arnaut. Já no dia 26, às 11h00, o tema de conversa será a “Música de Natal do Séc. XVII”. No período da tarde, às 15h00, é às crianças que se dirige a sessão “Contos com pozinhos de Natal”, protagonizada pela “Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica.

No fim de semana de 8, 9 e 10 de dezembro, decorre mais uma edição do “Hype Market”. A principal atração para os mais pequenos será, além da “Zona do Pai Natal” (instalada no Mercado entre os dias 8 e 24 de dezembro), a tão esperada chegada do Pai Natal ao Mercado (dia 8 às 10h30). Para a dinamização natalícia do Mercado, o Município contou com a colaboração da empresa Renasceia, concessionária dos espaços de restauração da Praça do Mercado.

Por toda a Baixa estão, ainda, previstas arruadas, com animação itinerante, protagonizadas pelo Grupo de Concertinas “Os Amigos da Paródia”, visitas guiadas aos presépios existentes nas igrejas da Rua da Sofia, Santa Justa, Graça e do Carmo (dia 17 de dezembro, às 11h00). Já as Ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz voltarão a acolher a Montra de Artes & Ofícios (das 9h00 às 19h00). No dia 19 de novembro, às 15h00, o evento integra uma arruada pela Alcancemelodias – Associação de Concertinas. Já a edição de 17 de dezembro prevê a concretização de uma oficina de cerâmica figurativa, a cargo da artesã Maria do Carmo Alves (às 11h00) e um desfile, seguido de atuação, pelo Grupo Folclórico de Coimbra, a partir das 15h00. A Feira de Velharias assinala a programação municipal, como habitual, nos quartos sábados, na Via Central, decorrendo a edição de novembro no dia 25 e a de dezembro no dia 23, das 9h00 às 18h00.

O tradicional presépio da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, que atrai a visita de miúdos e graúdos, volta a estar exposto ao público, na Casa Municipal da Proteção Civil, de 13 de dezembro a 7 de janeiro, entre as 10h00 e as 19h00.

No dia 8 de dezembro, das 10h00 às 13h00, num percurso que tem início na Praça da República e percorre várias artérias da cidade, haverá um desfile de Pais Natal motards, promovido pelo Clube Motard de Coimbra.

Para apoiar as famílias e proporcionar atividades de lazer às crianças e jovens durante este período de férias escolares, a proposta do Município passar por dinamizar, nos seus diferentes equipamentos municipais, um conjunto de iniciativas lúdicas e culturais, direcionadas para a promoção das artes e das letras. A Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura) e a Rede Anexa de Bibliotecas Municipais (em Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, S. João do Campo, Ribeira de Frades, Trouxemil, Souselas e Cernache) vão ter atividades natalícias dedicadas aos mais novos.

No âmbito da programação municipal, destaca-se mais uma edição do evento “Sabores da Escrita – Sabores de Natal à Moda de Coimbra”, no dia 15 de dezembro, às 20h00, no Seminário Maior de Coimbra, e a Festa de Encerramento do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, no dia 16 de dezembro, que congregará uma apresentação do Sax Ensemble da Orquestra de Sopros de Coimbra (às 11h00), e de duas peças de Teatro, pel’O Teatrão (às 11h30) e pela Marionet, às 21h00.

O Serviço Educativo integrado no Museu Municipal prevê a realização de oficinas de expressão plástica e artística, que serão complementadas por outras experiências, com desafios cujo percurso vai desde a Torre de Almedina ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

No Convento São Francisco, em simultâneo com a programação prevista, destaque para os concertos para bebés “Dançam Palavras, Nascem Bebés” (dia 12 de novembro, às 10h00 e às 11h30), o teatro com marionetas “Com 3 Novelos”, a cargo de A Bolha (25 de novembro, às 16h00) e, ainda, ao espetáculo de Teatro “Capuchinho”, pelo Teatro Plage, nos dias 10 (às 16h00) e 11 de dezembro (às 10h00 e às 14h30).

A tradicional corrida São Silvestre, que conta este ano com a sua 45ª edição, decorrerá no dia 16 de dezembro, com partida marcada da Praça Heróis do Ultramar, às 18h30.

Estas são algumas das muitas iniciativas e propostas que fazem parte da programação de Natal deste ano, em Coimbra, pensada para diferentes tipos de públicos e que culminará com um Concerto de Reis, pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, na Igreja de Santa Cruz, no dia 5 de janeiro, às 19h30.

Leer también

publicado 21/11/2023

Mapa

Coimbra
10/11/2023 a 06/01/2024

Ciudad Online

Escolha o Idioma