Artigo já terminou no dia 12/02/2024
12/02/2024

Desfile de Carnaval noturno está de regresso ao centro histórico de Caminha

Caminha - Caminha
CaminhaCaminha

Información

Ano após ano, o corso noturno que invade as ruas do Centro Histórico não para de surpreender, em número, imaginação e fantasia. São precisas, por norma, várias horas, para que mais de um milhar de foliões, organizados em diversas categorias, possam desfilar, com os seus carros alegóricos.  

Este ano, “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” poderá ser ainda maior, ou seja, a expetativa é de um grande corso, a avaliar até pelo elevado número de inscrições, logo nos primeiros dias. O ponto alto volta a ser o Desfile de Carnaval Noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha", na noite de 12 de fevereiro.

O Carnaval arranca no dia 9, com os corsos carnavalescos das escolas nas ruas de Vila Praia de Âncora e de Caminha. Da parte da manhã, o corso sai às ruas de Vila Praia de Âncora, com a participação das Escolas e Jardins de Infância, Associações e Instituições do Vale do Âncora. Da parte da tarde, em Caminha, saem à rua os “foliões” das Escolas e Jardins de Infância do Vale Coura, bem como das Associações e Instituições. Esta atividade é organizada pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e conta com o apoio do Município de Caminha.

No dia 10, destacamos o já famosos Baile do Assalto, em Caminha; o Baile de Carnaval, em Vila Praia de Âncora e em Orbacém. O Baile do Assalto, regressa ao Valadares, Teatro Municipal de Caminha, a partir das 22H00. Este baile que marcou gerações continua a ser uma das grandes atrações do nosso Carnaval. Há prémios para as melhores fantasias. O Baile do ano é organizado pelo Grupo de Jovens de Seixas e conta com o apoio do Município de Caminha, Freguesia de Caminha e Vilarelho.

No dia 10, a partir das 21H30, os foliões podem rumar até Azevedo, onde terá lugar mais um Baile de Carnaval, no Centro de Cultura e Desporto de Azevedo. Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Cultura e Desporto de Azevedo e conta com o apoio da União de Freguesia de Venade e Azevedo e da Câmara Municipal de Caminha. A entrada é gratuita.

Em Vila Praia de Âncora, vai decorrer o Baile de Carnaval com o Grupo Paralelos, no Centro Social e Cultura de Vila Praia de Âncora, a partir das 22H00, com prémios para as melhores máscaras individuais e de grupo. Esta atividade é organizada pela Comissão de Festas de Nossa Senhora da Bonança e a receita das entradas reverte a favor das festas.

Em Orbacém, também se vive o Carnaval, a partir das 22H00, no Arraial integrado na programação das Festas em Honra do Senhor dos Aflitos, animado pelo Grupo Top 5. Aqui também há prémios para as melhores fantasias.

No dia 11 de fevereiro, a diversão é em Moledo ou em Âncora. Em Moledo, a partir das 21H30, na sede da AMIR – Associação Moledense de Instrução e Recreio, terá lugar o Baile de Carnaval da AMIR com a Banda do Casaco. Há prémios para as melhores máscaras e fantasias. Este baile é organizado pela AMIR e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Moledo e Cristelo. Em Âncora, o Baile de Carnaval tem início às 21H30 e é organizado pela SIRA – Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, na sede da associação. Há 1000€ em prémios para os melhores disfarces. Esta iniciativa é organizada pela SIRA e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Âncora.

publicado 31/01/2024

Mapa

Caminha
12/02/2024

Ciudad Online

Escolha o Idioma