Marzo

Festa das Cavacas

Resende - Resende
Pavilhão Multiusos de Caldas de ArêgosResende
Web

Información

Logo de manhã as doceiras estendiam sobre a toalha, toda franjada de rendas, vários doces cobertos de açúcar que despertavam a gulodice dos romeiros.

Sobre a origem deste precioso doce não há registos, no entanto, existe uma lenda que defende o seguinte: na Idade Média, uma senhora que residia em Vinhós preparava a boda de casamento da sua filha e confeccionou o bolo de noiva, entretanto, o casamento teve de ser adiado devido a uma peste que estava a assolar o concelho e, dadas as parcas possibilidades económicas, a senhora viu-se obrigada a conservar o bolo até á data do casamento, pelo que retirou a parte de cima daquele e molhou a parte restante numa calda de açúcar que lhe restituiu a frescura e fez as delícias de todos os convidados.

Esta iguaria, à época, de fabrico em Felgueiras, Pimeirol, Vinhós, Lages e Corvo eram vendidas nas feiras, festas e romarias. Eram oferecidos como folar na Páscoa, e no Natal como oferenda aos patrões, colocadas em “condessas” (pequenas cestas).

Chegadas aos dias de hoje, e não correndo o risco de desaparecimento, a tradicional Cavaca pode-se encontrar à venda em qualquer café, pastelaria e restaurante do concelho.

actualizado 19/05/2017

Mapa

Resende
Marzo

Ciudad Online

Escolha o Idioma