Artigo já terminou no dia 19/05/2019
16/05/2019 a 19/05/2019

JustLX - Lisboa Contemporary Art Fair

Lisboa, Museu da Carris - Lisboa
R. 1º de Maio, 101Lisboa, Museu da Carris
Web

Información

A segunda edição da feira "JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair" terá lugar, novamente, no Museu da Carris de 16 a 19 de maio, com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa.   

Com uma importante aposta em artistas emergentes, a feira conta com 45 galerias de 12 países: Argentina, China, Colômbia, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália, México, Peru, Portugal e Suécia. Destaque para a ampla presença Portuguesa com galerias como: Galeria 111, Módulo, Monumental, Salgadeiras, entre outras. Entre as espanholas: Trinta, Gema Llamazares ou Aurora Vigil-Escalera. Com mais de 30 galerias internacionais, a JustLX consolida a internacionalização da cidade de Lisboa no âmbito das feiras de arte. Destaque ainda para a presença Francesa com galerias como Loo&Lou e Sebastien Adrien, de Paris, ainda duas galerias do México, uma Peruana e outra dos EUA.   

Mais de 250 artistas serão apresentados nas galerias presentes sob a direcção artística da feira de Semíramis González (ES), Daniel Silvo (ES) e comissariado do programa geral de Lourenço Egreja (PT).   “Com esta segunda edição queremos afirmar o aumento da internacionalização das galerias presentes e da feira JustLX. Um maior número de galerias Europeias que vêm desde a Suécia, Itália ou França mas, também, o interesse no mercado Português revelado por galerias da América Latina, com presença do México e Peru e também da Ásia, como é o caso da participação de uma galeria de Pequim” – assinala Semíramis González e Daniel Silvo – “Procuramos apresentar uma feira jovem, com espírito emergente e a possibilidade de se iniciarem colecções de qualidade com peças de artistas em ascensão”     

Prémios, Exposições e Gastronomia na Estação de Santo Amaro – Museu da Carris   

A Fundação Millennium bcp, Mecenas da JustLX, que no ano passado entregou o "Prémio de Arte Emergente" a Estefanía Martín Sáenz, da Galeria Gema Llamazares de Gijón (Asturias-Espanha), apresenta agora a sua exposição individual no espaço da Fundação, dentro do recinto da feira. No mesmo espaço serão desenvolvidos debates em torno dos temas do coleccionismo e da arte emergente.

A 2ª edição da entrega do “Prémio de Arte Emergente” decorrerá no Domingo, dia 19, às 16h.   No programa da feira conta-se um ciclo de conferências, visitas guiadas, gastronomia luso-espanhola e DJ's na zona "lounge" ao ar livre. O determinante apoio da Carris e do Museu da Carris para a realização deste evento cultural, permitiu a sua ampliação que se estende por diversos espaços. Criou-se, assim, um circuito inesperado para os públicos nesta feira polinucleada na Estação de Santo Amaro em Alcântara, na qual se encontra o, de seu nome completo, Museu da Companhia Carris de Ferro de Lisboa. A "JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair" continua a implementação da sua filosofia em torno da aposta em jovens artistas, na arte com valores de mercado com maior amplitude, na formação dos novos públicos e incentivo ao coleccionismo nas novas gerações. 

Instituições Luso-Espanholas   

Várias instituições que apoiam a arte Espanhola e Portuguesa também estão presentes nesta edição da JustLX. Entre elas o Institut d'Estudis Baleàrics (ILLENC), o Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente, o projecto independente Português Roulote e as entidades que gerem os direitos de autor SPA (PT) e VEGAP (ES).   

O ILLENC (Institut d'Estudis Baleàrics) é uma instituição que promove a criação artística nas Ilhas Baleares (ES) que apresenta a exposição “Paisajes Esenciales”, comissariada por Carolina Lío, vencedora do “Prémio de Comissariado” atribuído pelo ILLENC e que também esteve na 10ª edição da JustMAD (Madrid), no passado mês de Fevereiro. 

SPA (Sociedade Portuguesa de Autores - PT) e VEGAP (Visual Entidad de Gestión de Artistas Plásticos - ES) comunicam, nos seus espaços, os esforços que ambas as instituições realizam na defesa dos direitos de autor de artistas Portugueses e Espanhóis   

Roulote é um espaço artístico móvel não comercial, de Lisboa, que procura difundir a criação jovem. Este projecto estará situado no espaço ao ar livre da feira surgindo como uma organização nova e dinâmica com propostas de artistas independentes.   

O Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente, de Huete (ES), mostra uma selecção dos seus artistas mais jovens e actuais.     

Galerias

Alba Cabrera Art Contemporani – Valencia Allarts Gallery – Lisboa Aurora Vigil-Escalera galería de arte – Gijón, Espanha Arena Martínez Projects – Madrid Art Concept Alternative – Vero Beach, Flórida Arte Periférica – Lisboa Brisa Galeria – Lisboa Common Art Center – Beijing, China DDR Art Gallery – Madrid Di Gallery – Sevilla Es.Arte Gallery – Marbella Espacio Córner  –  Madrid Fixed Gallery – Lima Galería Aina Nowack / ACC – Madrid Galeria Cisterna – Lisboa Galería Cecilia Caballero Arte Contemporáneo – Buenos Aires, Argentina Galeria Diferença – Lisboa Galeria De Arte Luisa Pita – Santiago de Compostela Galeria Das Salgadeiras – Lisboa Galeria Galeria – Ciudad de México Galeria Metro – Santiago de Compostela Galería Modus Operandi – Madrid Galeria Monumental – Lisboa Galería NB7 – Madrid  Galeria Zielinsky – Barcelona Galeria 111 – Lisboa Heartbeats Art Gallery – Ciudad de México Gema Llamazares galería de arte – Gijón, Espanha La Doce – A Coruña Loo & Lou Gallery – Paris Malvin Gallery – Madrid Modulo - Centro Difusor de Arte – Lisboa Montsequi Galería de Arte – Madrid Espacio Nara - Nido de Águilas Residencias Artísticas – Villa de Leyva, Colombia Nuno Sacramento - Arte Contemporânea – Lisboa Pep Llabrés Art Contemporani – Palma de Mallorca Perve Galeria – Lisboa Pitt Studio – Manchester Sala 117 – Porto São Mamede Galeria de Arte – Lisboa The Blue Ant Galería de Arte – Madrid Trema Arte Contemporânea – Lisboa Trinta Arte Contemporánea – Santiago de Compostela UFO Fabrik Contemporary Art Gallery – Moena, Itália Wadström Tönnheim Gallery – Malmo, Suécia   

Instituições 

Fundação Millennium bcp – Lisboa ILLENC – Institut d'Estudis Baleàrics – Palma, Illes Balears, Espanha Museo de Arte Contemporáneo Florencio de la Fuente – Huete, Espanha Roulote – Projectos Artísticos – Lisboa  


JustLX: Lisboa Contemporary Art Fair

Museu da Carris, Rua 1º de Maio, n.º 101- Lisboa

www.justlx.pt   

Horários:

Quinta-Feira, dia 16 de Maio - 15h às 22h

Sexta-feira, dia 17 - 13h às 22h

Sábado,  dia 18 - 12h às 22h

Domingo, dia 19 - 12h às 18h   

Entradas:

10€ - bilhete normal

5€ - estudantes e reformados 


Experiências inesquecíveis

publicado 14/05/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Lisboa, Museu da Carris
16/05/2019 a 19/05/2019

Ciudad Online

Escolha o Idioma