11/07/2019 a 17/11/2019

Looking In/Olhar para Dentro - Paula Rego

Cascais, Casa das Histórias Paula Rego - Cascais
Av. da República, 300Cascais, Casa das Histórias Paula Rego

Información

Pela primeira vez, apresenta-se toda a obra gráfica de Paula Rego. A exposição Looking In/ Olhar para Dentro reúne 60 anos de produção artística de Paula Rego, exibindo cerca de duas centenas de peças, entre desenhos, chapas de cobre e trabalhos de gravura mais recentes e menos conhecidos. Trata-se de uma das maiores exposições do ano na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Looking In/Olhar para Dentro inclui ainda doações da artista, que decidiu completar a coleção de obra gráfica pertencente à Câmara Municipal de Cascais, à Fundação D. Luís I e à Casa das Histórias da Paula Rego. 

Com toda a sua força e liberdade criativas, Paula Rego carrega estes trabalhos de uma forte componente emocional e crítica social ao abordar temáticas como o aborto ou a mutilação genital feminina. A artista recorre a imagens irreais e de terror, remetendo para o mais horrível e monstruoso cenário humano. 

Uma outra dimensão da sua obra, da fantasia, é também revelada através da presença de seres fantásticos e da transfiguração dos humanos noutros seres animais, um universo que Paula Rego viu nos trabalhos de Francisco de Goya, uma das suas grandes influências, e também representado nesta exposição com duas gravuras provenientes da sua coleção particular.

Entre tantas outras temáticas, a exposição realça ainda o gosto de Paula Rego pelo universo da literatura tradicional infantil, com um conjunto de gravuras inspirado em cantigas e rimas de berço inglesas, que a artista conhece desde a infância aquando da sua educação no colégio inglês St. Julian's School, em Carcavelos. 

"Fazer desenhos desta maneira não é como desenhar só por desenhar o que se vê, pelo prazer de observar o modelo ou de fazer o desenho; desenhar algo como isto é mais como criar uma história em termos visuais. E também é um mundo em que vais penetrar: se tens uma pequena chapa de gravura e estás a desenhar nela, o mundo que estás a criar vai da tua cabeça para a chapa; não é olhar para fora, é olhar para dentro; talvez seja de facto como escrever" (Paula Rego).

A curadoria é de Catarina Alfaro, numa organização da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus

A par da exposição Looking In/olhar para Dentro, abre ao público a terceira edição da oficina de gravura. Entre ateliês, sessões abertas, visitas e um curso intensivo, as atividades dirigem-se ao público em geral e exploram diversas técnicas usadas por Paula Rego na criação da sua obra gráfica.


Experiências inesquecíveis

publicado 10/07/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Cascais, Casa das Histórias…
11/07/2019 a 17/11/2019

Ciudad Online

Escolha o Idioma