Artigo já terminou no dia 15/02/2025
Miguel Amaral | depois de Carlos Paredes
Información
Em 1957 são editadas as primeiras gravações de Carlos Paredes, em que interpreta exclusivamente composições suas. Esta edição fonográfica veio revolucionar o universo da Guitarra Portuguesa. No ano do centenário do seu nascimento, esta homenagem a Carlos Paredes centra- se na sua música, mas também no seu impacto junto das gerações seguintes. Partindo da obra de Carlos Paredes, aqui revisitada a solo, este recital percorre a nova identidade solista da Guitarra Portuguesa, através da música de Pedro Caldeira Cabral, Ricardo Rocha e do próprio Miguel Amaral.
PROGRAMA
Carlos Paredes (1925-2004)
Despertar – Variações
Canção
In Memoriam – em memória de uma camponesa assassinada
Dança
Fantasia no 2
A Noite
Pedro Caldeira Cabral (1950)
Balada da Oliveira
Momentos
Gestos
Baile dos Carêtos
Ricardo Rocha (1974)
3 Prelúdios para Guitarra Portuguesa
Miguel Amaral (1982)
4 Estudos para Guitarra Portuguesa
Ficha artística e técnica
Miguel Amaral: Guitarra portuguesa
Suse Ribeiro: Som
Sérgio Machado Letria: Produção
Miguel Amaral
Nasceu no Porto em 1982. O seu primeiro contacto com a música surge aos 6 anos, por intermédio da professora Madalena Leite de Castro, com quem estudou piano. Anos depois, fruto do fascínio pela música de Carlos Paredes, inicia os seus estudos de guitarra portuguesa com Samuel Cabral, José Fontes Rocha e, mais tarde, com Pedro Caldeira Cabral.
Frequenta o Curso Livre de Composição – Orquestração leccionado por Dimitris Andrikopoulos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto – ESMAE. É aluno do segundo ano do curso de Mestrado em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto – ESMAE. Iniciou- se profissionalmente em 2005 e tem vindo a afirmar-se como intérprete e compositor.
O seu percurso tem sido marcado pela vontade de expandir o repertório da guitarra portuguesa com especial incidência na música contemporânea, embora também no jazz e na música antiga. É Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.
Entrada gratuita, limitada à lotação da sala.
Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?
Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail