Artigo já terminou no dia 28/04/2019
26/04/2019 a 28/04/2019

Romaria a São Nuno de Santa Maria

Cernache do Bonjardim - Sertã
Cernache do BonjardimCernache do Bonjardim

Información

Pelo sétimo ano consecutivo a Romaria volta a invocar São Nuno de Santa Maria, nascido Nuno Alvares Pereira em 1360, fruto da relação entre D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves. O nascimento ocorreu nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim (Concelho da Sertã). 

A Romaria de São Nuno de Santa Maria assinala, em 2019, o décimo aniversário da canonização deste santo português, nascido em Cernache do Bonjardim. Entre os dias 26 e 28 de abril, a sétima edição da romaria apresenta um programa bastante eclético, com inúmeros concertos musicais, uma mostra de produtos regionais, uma exposição sobre a Batalha de Aljubarrota, uma recriação histórica, diversas celebrações religiosas, além do XXXVI Festival de Folclore.

O arranque da romaria está agendado para as 19 horas, do dia 26 de abril, com a inauguração da exposição "Batalha de Aljubarrota", da Fundação da Batalha de Aljubarrota, no Seminário das Missões. Às 19h30m haverá missa presidida pelo Bispo D. Antonino, na Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim, seguida pela Procissão das Velas com a participação da Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense. Pelas 21h30m, a Igreja do Seminário das Missões será palco do concerto com o Saint Dominic's Gospel Choir.

O segundo dia de atividades (27 de abril) inicia-se às 10 horas, com a pintura do mural "Batalha de Aljubarrota", no Pavilhão Desportivo de Cernache do Bonjardim. A abertura da Mostra de Produtos Regionais decorrerá às 13h e duas horas depois, no Salão Nobre do Seminário, acontece a conferência "À conversa com os Missionários". A partir das 16 horas, no recinto do Seminário, atuam o Grupo de Animação Seca Adegas, Grupo de Concertinas da Sertã e o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim. Segue-se (19h) a Recriação Histórica, que antecederá a atuação do Grupo de Cavaquinhos do Clube da Sertã. Destaque ainda para os concertos de David Antunes & The Midnight Band (21h30m) e da banda Cosmos (23h).

No domingo, último dia da romaria, decorrerá a arruada (10h) com a Associação "Os Tambores de Casal da Madalena", seguindo-se o cortejo com a participação da Filarmónica União Sertaginense. Às 11 horas, na Igreja do Seminário, será celebrada a Missa de Ação de Graças a São Nuno de Santa Maria e, pelas 13 horas, avança a abertura da Mostra de Produtos Regionais. Às 14h30m atua a Tuna da Academia Sénior da Sertã no recinto do Seminário das Missões e uma hora depois inicia-se o 36.º Festival de Folclore, no mesmo recinto. Às 21 horas, a atuação do grupo "Sons do Minho" encerra a programação da romaria.

publicado 10/04/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma