Artigo já terminou no dia 24/08/2019
19/08/2019 a 24/08/2019

Romaria de S. Bartolomeu regressa a Ponte da Barca

Ponte da Barca - Ponte da Barca
Pte. da BarcaPonte da Barca

Información

Romaria de S. Bartolomeu regressa a Ponte da Barca de 19 a 24 de agosto. Gastronomia, artesanato, folclore, corrida de cavalos, cantares ao desafio vão estar em destaque.

As Festas do Concelho - Romaria de S. Bartolomeu regressa para seis dias de festa da mais tradicional romaria do Alto Minho corporiza uma intensa semana de tradições, usos e costumes mais genuínos desta região, como a gastronomia, o folclore, as rusgas, as concertinas, os cantares ao desafio, a feira das tasquinhas e do artesanato, a feira do linho, entre muitas outras atividades.

A festa tem início às 18h00 do dia 19 de agosto com a abertura oficial da feira das tasquinhas e do artesanato, e à noite, pelas 21h30, o já habitual Festival terras da Nóbrega, com a atuação de vários Ranchos Folclóricos do Concelho. Animações folclóricas que vão decorrer, de resto, em todos os dias da romaria, com a participação grupos folclóricos nacionais e internacionais. 

O segundo dia da romaria integra o concurso de Melão Casca de Carvalho, às 22h, no Centro de Exposição e Venda de Produtos Regionais, e a festa da Rádio Barca. José Cid é o grande artista convidado deste ano com espetáculo agendado para o dia 21 de agosto, às 23h, na Praça Terras da Nóbrega. 

No dia 22, depois de retomada no ano passado, tem lugar a Corrida de Cavalos, no Hipódromo Municipal, às 14h30, e à noite (22h) os já tradicionais Cantares ao Desafio, este ano com regresso ao seu palco original, o Largo de Santo António, com alguns dos mais sonantes “Cantadores” de Ponte da Barca e de outras localidades.

Mas o grande cartaz das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de agosto com o desfile e atuação das Rusgas pelas ruas da vila, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite. Rusgas constituem o momento alto da romaria A noite de 23 é o momento alto dos festejos, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares. Através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua. Durante a tarde deste dia, terá lugar ainda a Feira do Linho e o Concurso de Gado (10h) e o cortejo etnográfico, a partir das 17h. 

O dia 24 de agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque (18h), com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos. A encerrar a festa, um dos momentos únicos proporcionados pelo ecoar dos espetáculos de explosões de luz e cor do fogo de artificio


publicado 12/08/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Ponte da Barca
19/08/2019 a 24/08/2019

Ciudad Online

Escolha o Idioma