21/06/2021 a 27/08/2021

Setúbal com Cultura em Movimento

Setúbal
Setúbal

Información

A segunda edição do Cultura em Movimento proporciona, até agosto, mais de meia centena de eventos de cinema, teatro, música, dança, exposições, literatura, fotografia e gastronomia ao ar livre.

O programa, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, leva um conjunto de ações e espetáculos, maioritariamente de acesso gratuito, a espaços e equipamentos ao ar livre para proporcionar cultura e fruição aos setubalenses e visitantes, durante os meses de verão.

Parques, jardins e largos do concelho, Praça de Bocage, Baixa e centro histórico, zona ribeirinha e Auditório José Afonso, a par da zona exterior de equipamentos municipais como A Gráfica, Casa do Largo e Moinho de Maré da Mourisca são alguns dos locais que acolhem a programação.

Entre os destaques na área cinematográfica está “Cinema na Rua”, com várias sessões, gratuitas, até 27 de agosto, às 21h30, em vários pontos do concelho, numa organização conjunta do município, Associação 50 Cuts e juntas de freguesia.

No âmbito deste ciclo de cinema, junho reserva a exibição de “O Miúdo da Bicicleta”, a 19, no anfiteatro do Jardim de Vanicelos, e “Volta à Terra”, a 26, no Polo da Biblioteca de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

O leque de filmes a apresentar em julho inclui “Sherlock Jr” e “A corrida”, a 2, no Anfiteatro do LATI, “O Armazém” e, novamente, “A Corrida”, a 3, no rinque do Águias de S. Gabriel, “O Filme do Bruno Aleixo”, a 9, no Jardim da Liberdade, “O Balão Vermelho” e “O Armazém”, a 10, na Avenida das Palmeiras, e “O Mal-humorado”, a 16, no rossio de Vila Nogueira de Azeitão.

“Almoço de 15 de Agosto” é apresentado a 27 de agosto no rossio de Vila Nogueira de Azeitão.

Ainda inserido no “Cinema na Rua”, o Pátio do Dimas da Casa da Cultura acolhe a 6.ª edição de “Curtas e Caipirinhas”, mostra de curtas-metragens de realizadores portugueses, realizada numa organização da autarquia, 50 Cuts, Derivastatus e União das Freguesias de Setúbal.

Na dança estão “Pela Nossa Pele”, performance de videoarte e dança de Rita Vilhena, que pretende sensibilizar o público para as questões climáticas, e “Dança na Rua”, a decorrer até 27 de junho, às 17h00, no Parque do Bonfim, com animação e atuações de estudantes das escolas de dança setubalenses e convidados.

Depois de junho, a iniciativa regressa ao Bonfim a 1 de agosto, igualmente às 17h00.

O Jardim do Bonfim volta a ser palco de bailados, a 7 de agosto, às 15h00, com um espetáculo de danças tradicionais.

Eventos habituais promovidos pela autarquia, caso de MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal, a decorrer, este ano, entre os dias 8 e 17 de julho, Festival Internacional de Teatro de Setúbal, de 19 a 28 de agosto, e Fado em Setúbal, com apontamentos musicais itinerantes por todas as freguesias do concelho até 26 de junho, e entre 2 e 30 de julho, integram a programação do Cultura em Movimento.

Em “Música na Rua”, a decorrer em agosto, às 21h00, defronte da Casa da Cultura ou no Pátio do Dimas, estão presentes André Júlio Turquesa “Orgônio”, a 7, Senza, a 21, Quarteto Eduardo Cardinho, a 27, e Não Simão, a 28, a par de uma série de noites de fados.

Há ainda concertos de Maria Casal & Et Toi Michel, Quarteto João Mortágua, A Incerteza do Trio Certo, Monday, Luís Vicente com Yedo Gibson, Gonçalo Almeida e João Valinho, RAN e NOA e João Espadinha Trio.

O programa conta igualmente com uma série de exposições de entrada gratuita.

“No Plural”, mostra coletiva de jovens artistas, fica patente até 25 de julho, na Casa do Largo, local que acolhe, entre 7 e 29 de agosto, a exposição “XVI Meia Maratona Fotográfica”, com fotografias dos vencedores do concurso.

Doçaria, licores, pão, queijos, conservas e produtos hortofrutícolas são atrativos do Mercadinho Agrotaste, a realizar no dia 4 de julho, entre as 09h00 e as 19h30 no Moinho de Maré da Mourisca, no âmbito da segunda edição do Cultura em Movimento.

Leer también

Mapa


21/06/2021 a 27/08/2021

Ciudad Online

Escolha o Idioma