Vai abrir o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz
Información
Vai ser no dia 9 de agosto, pelas 11:00 horas, que vai ter lugar a inauguração ao público do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, Rua Vasco da Gama, Estremoz.
No âmbito do Plano de Valorização e Salvaguarda da Produção do Figurado em Barro de Estremoz, do projeto da Candidatura à Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, foi previsto a efetivação deste Centro Interpretativo. Este espaço resulta exatamente do êxito da Candidatura e do projeto de Valorização e Salvaguarda que o enquadra.
O objetivo principal do Centro Interpretativo passa por se colocar o foco no presente e futuro do Boneco de Estremoz, sendo que a exposição foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado. Procurou-se dar destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multisecular, e que pelo seu trabalho nos permitiram ainda hoje desfrutar desta tradição artesanal. Valorizar as pessoas e não apenas a sua produção, é um dos grandes objetivos do projeto.
Na exposição permanente vai haver um espaço onde o visitante individual pode experimentar modelar uma figura ao modo de Estremoz. Desta forma, para além do conhecimento teórico, o visitante terá assim oportunidade de conhecer pela prática a especificidade da tradição que é hoje Património da Humanidade.
O espaço vai abrir de terça-feira a domingo, tendo entrada gratuita até final do mês de outubro de 2021.