Artigo já terminou no dia 25/10/2019
25/10/2019 - 22:00

Yara Gutkin apresenta o seu disco de estreia em Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez, Casa da Artes - Arcos de Valdevez
R. Carlos da Cunha, 9Arcos de Valdevez, Casa da Artes
Web

Información

Yara Gutkin é uma artista portuguesa multifacetada (cantora, pianista, compositora e maestrina coral) nascida em Madrid numa família de artistas. Filha do guitarrista Carlos Gutkin e da atriz Paula Freitas e neta do encenador Adolfo Gutkin.

O seu álbum de estreia MAMA, nasce das raízes e vivências em Portugal, Espanha, Argentina, Cuba e Brasil, que se sentem de uma forma muito íntima e familiar. Uma viagem com cheiros e alusões à mãe natureza que vai desde as águas do Amazonas, donde provém o nome Yara—mãe d'água das culturas indígenas—aos recifes de corais, revela a poesia e afetividade da canção de embalar, superando o objetivo de adormecer o bebé. Percorrem-se canções desde a mais tradicional até à mais atual, tratadas de uma forma única e variada, e escritas num tom intervencionista, que reclama o papel da mulher na contemporaneidade. MAMA compõe assim um retrato do que é ser mulher e mãe antigamente e agora, com canções para o filho que vai nascer, canções em que os filhos embalam os pais, canções de tristeza e desabafo, e ainda outras num ponto de vista paternal.

Este disco reúne 14 canções, e tem como protagonistas, em simultâneo, a Música e a Poesia, na medida em que apresenta temas de poetas e músicos como José Afonso, Vinícius de Morais, Toquinho, Fernando Pessoa, Miguel de Unamuno, e José Mário Branco (entre outros), além de originais.


Video

publicado 17/10/2019

Mapa

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más
Arcos de Valdevez, Casa da…
25/10/2019

Ciudad Online

Escolha o Idioma