Mangualde

Viseu

Guía para visitar

Palácio dos Condes de Anadia/Mangualde

Situado em Magualde, a cerca de 20 quilómetros do centro da cidade de Viseu, o Palácio dos Condes de Anadia é um local mágico, preparado para ser (re)descoberto!

Recentemente aberto ao Público, o Palácio dos Condes de Anadia é um dos mais importantes exemplos da arquitetura senhorial setecentista. Trata-se de uma das casas mais importantes do país e com traços típicos da época da sua construção, no século XVIII. As origens da Casa dos Paes do Amaral, em Mangualde, remontam a finais do século XVI.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, o Palácio é obra da família Paes do Amaral, cujos antepassados foram Embaixadores de Portugal em Nápoles, durante o final do século XVIII e início do século XIX. Esta sumptuosa residência da Beira produz vinho do Dão através da marca “Casa Anadia” e, para além das suas vinhas, possui jardins, estufas e largos campos de sementeira, para além de uma extensa mata.

No seu interior, os visitantes podem apreciar um vasto e significativo conjunto de silhares de azulejo, um dos mais belos exemplos dessa época magistral da arte azulejar em Portugal. Pode encontrar-se, ainda, uma coleção de mobiliário, pinturas e gravuras, entre as quais ganha especial interesse a mesa da Sala Nobre, com tampo de embutidos marmóreos, executada por Leoni em 1673, e o mobiliário da Sala de Música, com chinoiseries.

Várias figuras históricas passaram por este Palácio, como o Marechal Massena, Principe d`Essling comandante do exército francês que, em 1810, invadiu Portugal pela terceira vez, ou o Rei D. Luiz I, que o visitou em 1882 quando da inauguração do Caminho de Ferro da Beira Alta e mais tarde o Rei D. Carlos I.

Anexa ao palácio, a capela de São Bernardo, na face norte, vinda do século XVII, continua a conservar o seu retábulo primitivo com um São Bernardo pintado por W. Machado, que se manteve mesmo após as várias alterações ocorridas ao longo dos séculos.

Horário:Todos os dias com visitas de hora a hora: 10h, 11h, 12h,13h | 15h,16h,17h
Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Agenda y Ocio

Algunas sugerencias para tu ocio

Dónde Comer

Tenemos varias sugerencias en el municipio de Mangualde donde podrás tener una experiencia gastronómica

ver más

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma