Oliveira de Frades

Viseu

Guía para visitar

Dólmen de Antelas

O Dólmen de Antelas está classificado como Monumento Nacional, tal a sua importância arqueológica, considerada um dos mais interessantes monumentos megalíticos do País.

No exterior, a sua simplicidade e quase abandono não deixa antever o grande interesse que se encontra no interior: as pinturas decorativas patentes na câmara funerária, a preto e vermelho, expostas pela primeira vez em 1956 após importantes escavações arqueológicas.
As pinturas e gravuras apresentam composições esquemáticas (geométricas), simbólicas (abstractas) e seminaturalistas (figurativas) de grande interesse.

Pensa-se que a construção deste Dólmen terá ocorrido entre 3990 e 3700 a.C., sendo constituído pela câmara funerária, definida por oito esteios graníticos, com cerca de 2,5 metros de altura, e um corredor diferenciado da câmara, que se abre a nascente. O Dólmen estaria ainda dotado de um corredor intratumular e de um átrio de acesso, oval, que seria provavelmente o local das cerimónias religiosas e fúnebres.

O Dólmen de Antelas encontra-se encerrado ao público, podendo, não obstante, ser visitado, contactando a Câmara Municipal de Oliveira de Frades.
Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Agenda y Ocio

Algunas sugerencias para tu ocio

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma