Quantcast

Torres Vedras

Lisboa

Guía para visitar

Torres Vedras

Torres Vedras é uma cidade da região Centro-Oeste, sede do maior município do distrito de Lisboa, situada numa área de férteis terrenos e próxima do grande Oceano Atlântico.

A cidade propriamente dita é constituida pelas freguesias de Santa Maria do Castelo e São Miguel e pela de São Pedro e São Tiago.

Esta região tão rica em terrenos férteis, tempo ameno, bons meios de comunicação e força marítima, é habitada pelo Homem desde tempos remotos, existindo diversos Castros no seu território como o da Achada, o Cabeço do Jardo, o do Penedo ou o do Zambujal, um dos mais complexos povoados fortificados pré-históricos.
A ocupação Romana do território deixou as suas fortes marcas, como na Quinta do Juncal e na da Macheia, na Louriceira, na Quinta de São Gião, entre outros, tendo também sido ocupada por Muçulmanos até 1148, quando D. Afonso Henriques conquistou o castelo de Torres Vedras que foi de grande importância nacional durante a Idade Média.
Já no século XIX, com as invasões Francesas, toda a região ganha uma maior importância com a construção das “Linhas de Torres” (um conjunto de fortificações militares disposto em linha em redor de Lisboa) que conseguiram deter as forças inimigas.
Em 1846 Torres Vedras vê-se ocupada por tropas constitucionais, comandadas pelo Conde de Bomfim que lutam contra as tropas do Marechal Saldanha, dando-se a batalha de tomada de Torres Vedras, terminando com a rendição do Conde de Bomfim.

Com tão rica história, Torres Vedras apresenta igualmente um Património de grande valor, sabendo-se uma vez lá, que se atravessam ruas onde a história tem sido escrita, encontrando monumentos como o magnífico Castelo, que se crê de fundação Mourisca, com o seu agradável Jardim e a Igreja de Santa Maria do Castelo; as ruínas do Palácio dos Alcaides; as Igrejas de Santiago e da Misericórdia; as Capelas de Nossa Senhora da Nazaré, Nossa Senhora da Pena, do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima; as Ermidas de Santa Mirinha e de São Gião; a Igreja e Convento do Varatojo fundado em 1470 pelo rei D. Afonso VI em agradecimento pelas conquistas no Norte de África ou o majestoso Aqueduto, entre muitos outros pontos de interesse.

De destacar é também o Convento da Graça do século XVI, que hoje em dia alberga o interessante Museu Municipal dedicado às guerras peninsulares e á história, arte e etnologia da região de Torres Vedras.

A região de Torres Vedras, essencialmente agrícola, é também muito conhecida pelos vinhos que aqui são produzidos.
Reservas
¡El alojamiento que buscas está aquí!

Lugares que puedes visitar

puntos de interés en el municipio

Agenda y Ocio

Algunas sugerencias para tu ocio

Dónde Dormir

Después de caminar por lugares fantásticos en Torres Vedras, nada mejor que un merecido descanso ...

ver más

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Otros municipios

Regiones de Portugal

Has pensado en tu próximo viaje?

Encuentra aquí tu próximo hotel de sueño

Ciudad Online

Escolha o Idioma