Barbacena

Elvas

Información

Barbacena é uma pacata freguesia do concelho de Elvas, na vasta região Alentejana, dona de uma história antiga, por onde passaram já vários povos.
De facto, pensa-se que a localidade se terá desenvolvido sobre um castro pré-Romano. Posteriormente, já no reinado de D. Sancho II (1223-1248) terá sido conquistada aos Mouros, passando para domínio Português.

Barbacena, localidade outrora sede de concelho, bem próxima da fronteira com Espanha, foi por diversas vezes sitiada e atacada, nomeadamente durante a Guerra da Sucessão de Espanha, e em outras ocasiões até ao início do século XIX, levando ao próprio abandono progressivo da localidade e consequente desertificação.

Barbacena orgulha-se do seu antigo e rico património, com monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Graça, o Pelourinho do século XVI, a Igreja Matriz construída em 1273, o orgulhoso Castelo que protegeu a povoação variadas vezes, as várias fontes e bicas, entre tantos outros legados patrimoniais.

De destacar na freguesia, as antigas tradições vão-se mantendo, existindo ainda lugar para o Artesanato local, para a Agricultura e para a bem famosa Gastronomia Alentejana.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

8.7Muy Bueno23 votos

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma