Convento de Santa Iria

Tomar - Tomar

Información

O Convento de Santa Iria é dedicado à padroeira de Tomar, construído no séc. XVI sobre um edifício muito antigo e anterior à fundação do castelo, está situado nas margens do Rio Nabão, no local onde teve lugar o martírio de Santa Iria, degolada por ordem de Britaldo. O seu corpo atirado ao rio e foi dar a Santarém, onde segundo a lenda as águas do Tejo se abriram para mostrar o seu caixão. No meio do rio, um padrão assinala o local onde terá ocorrido esse milagre. 

O Convento contém um magnífico calvário em pedra e uma decoração alusiva aos símbolos do Espírito Santo nos painéis da capela-mor. No seu interior, sobressaem também os azulejos, em ponta de diamante, do século XVII.

Contemporâneo das obras de ampliação do Convento de Cristo, o templo exibe na fachada norte um portal renascentista. No interior da igreja de pequenas dimensões, destaca-se na Capela dos Valles um retábulo notável em pedra calcária atribuído a João de Ruão. No exterior, por baixo do nicho com a imagem de Santa Iria, encontra-se uma pedra onde está representado um touro em relevo a que alguns esoteristas atribuem um significado simbólico, já que o animal olha para norte, em direcção ao castelo templário e à constelação Arcuturus, relacionada com a personagem do Rei Artur e as narrativas do Graal e da Távola Redonda.

Aberto ao público de quarta a domingo entre as 14:00-18:00.

Ver Mais

Mapa

Opiniones

--

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma