Igreja de São João Baptista

Sernancelhe - Sernancelhe

Información

A Igreja Românica, localizada no Centro Histórico de Sernancelhe, é um templo do séc. XII. Elemento essencial na compreensão das origens e evolução do Concelho, o templo está enquadrado por elementos patrimoniais de grande relevo, como o pelourinho quinhentista, de gaiola, pela casa do Condes da Lapa, pelo Solar dos Carvalhos, erigido por Paulo De carvalho, tio do marquês de Pombal, pela Casa da Comenda de Malta e pelo edifício da Câmara e Cadeia, do século XVI.
Construída em 1172 a Igreja Românica de Sernancelhe é dedicada a S. João Baptista, impressionando pela sua harmoniosa proporcionalidade, pela beleza do seu pórtico, pelos trípticos escultóricos da fachada e pela sua torre sineira. No interior são os frescos quinhentistas, o altar-mor renascentista e os altares de talha barroca que fascinam. A magnificência patrimonial deste templo, a par da diversidade artística do seu interior, conferem-lhe a justíssima classificação de um dos mais belos exemplares do românico em Portugal.

No interior destacam-se duas pinturas murais que ladeiam o apontado arco triunfal, uma das quais revelando duas fases pictóricas alusivas ao mesmo tema. Ainda no conjunto importa referir a presença de um arcossólio gótico, preenchido com túmulo decorado com inscrição alusiva certamente ao tumulado.


Ver Mais

Mapa

Opiniones

--

¿Has estado aquí?

¡Evalúa de 1 (Muy malo) a 10 (Excelente)!

Experiencias para tu viaje

Tenemos varias experiencias para una visita única

ver más

Ciudad Online

Escolha o Idioma