Borba

Borba

Informação

Borba é uma bonita cidade alentejana, sede de município, conhecida pela qualidade de produção de dois importantes artigos: Vinhos e Mármores.

Borba apresenta vários vestígios de antiga ocupação humana, nomeadamente de tribos celtas, mas o seu desenvolvimento deu-se a partir da Reconquista Cristã ao poder Mourisco, em 1217, tendo sido entregue à Ordem de São Bento de Avis.

A sua localização com a fronteira Espanhola ditou desde cedo o seu cariz defensivo, próxima de importantes localidades como Elvas, Estremoz e Vila Viçosa.

Esta bonita cidade demonstra a riqueza que a produção de Mármore concedeu, com a predominância deste material em toda a alva vila. Diversos monumentos são dignos de registo em Borba, como a Igreja Matriz do século XV, a Capela do Senhor Jesus dos Aflitos (século XVII), a igreja Paroquial de São Bartolomeu, ou as Capelas de Santo António e a de São Sebastião.
Diversas casas senhoriais e apalaçadas demonstram a importância económica da cidade desde há séculos, como o Palácio Silveira Meneses, a Casa nobre dos Morgados Cardosos ou Casa de Borba, ou o Palácio da Família Alvarez.
A Fonte das Bicas, ou Chafariz de Borba é outro dos principais monumentos, coroado com o rico mármore da região, numa construção de 1781, bem como os carismáticos Passos do Senhor, obras do século XVIII artisticamente esculpidas em mármore.

O vinho de Borba é dos mais afamados no País, já com reputação internacional, bem encorpado, com boa cor e de forte paladar, podendo ser devidamente apreciados na Festa do Vinho e da Vinha que se realiza anualmente na primeira quinzena de Novembro, atraindo grande número de visitantes à vila.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.1Bom46 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma