Castelo de Ansiães

Carrazeda de Ansiães

Informação

As escavações efectuadas no morro onde se situa o Castelo de Ansiães, apontam para uma ocupação humana com cerca de cinco mil anos. 

Este castelo e a povoação a ele ligada, tiveram bastante importância, com foral concedido por D. Afonso Henriques em 1160 e confirmado por diversos monarcas, até D. Manuel I, em 1510.

 

As estruturas do castelo também foram sendo melhoradas ao longo dos séculos, mas, provavelmente a partir do século XVI, a população da vila deslocou-se para outros locais e o castelo entrou em processo de degradação.

 

Classificado como Monumento Nacional, encontra-se sob a responsabilidade do Instituto Português do Património Arquitectónico –IPPAR, que tem vindo a fazer intervenções de consolidação e restauro.

 

O castelo medieval situa-se dentro de uma muralha que defendia a área populacional, é constituído por uma estrutura de muralhas reforçadas com cinco torres, e neste perímetro existe a Igreja de São Salvador de Ansiães, que deverá ter sido construída no século XIII, e é considerada como uma jóia, da arquitectura medieval portuguesa.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

6.0

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma