Castelo de Monforte - Águas Frias

Chaves

Informação

O castelo de Monforte de Águas Frias, situada numa das escarpas da serra do Brunheiro, supõe-se ter começado a ser edificado, no reinado de D. Afonso III, ou terá sido durante este reinado que se iniciaram as reformas que lhe deram a actual configuração, aproveitando uma fortificação mais antiga.

 As obras prolongando-se até ao reinado de D. Dinis, concluindo-se em 1312, sendo desta data a Torre de Menagem. No século XV, o castelo voltou a beneficiar de obras, nomeadamente da construção de um fosso.

 Outras obras tiveram lugar em consequência da Guerra da Restauração da independência portuguesa, tendo em vista a sua modernização para o uso de artilharia.

 Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de intervenções com vista à consolidação e recuperação das estruturas, construídas em granito, que resistiram ao abandono e ao tempo.

 Esta fortificação domina a paisagem com a sua torre quadrangular, dividida interiormente em três pavimentos, existindo no inferior uma cisterna e o piso intermédio é acedido através de uma porta que se abre para as muralhas.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

7.7Bom16 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma