Castelo de Vila Viçosa

Vila Viçosa

Informação

Vila Viçosa não parece ter sido uma região muito importante, antes da reconquista cristã da península Ibérica, apesar de haver vestígios de ocupação romana, e já na posse portuguesa, só no reinado de D. Afonso III, em 1270, se pode situar o provável início da construção do castelo, que D. Dinis, terá concluído.

 

No reinado de D. Fernando I, o castelo é objecto de melhoramentos e passa a pertencer, depois da crise de 1383 a 1385, a D. Nuno Álvares Pereira, por doação do rei D. João I, como recompensa pelos serviços prestados.

 

Em 1422, os novos donos, os duques de Bragança, mandam construir um paço no castelo, mas o terceiro Duque de Bragança foi acusado de traição e executado, e Já em 1501, depois de ter estado exilado em Castela, D. Jaime de Bragança, filho do duque executado, não quis residir no castelo e mandou construir o actual Paço Ducal.

 

D. Jaime também fez obras no castelo, melhorando as suas defesas, o que voltaria a acontecer durante a Guerra da Restauração, depois de 1640, com a sua adaptação para suportar artilharia, possibilitando-lhe repelir o assalto das tropas espanholas em 1665.

 

Classificado como Monumento Nacional, é propriedade da Fundação da Casa de Bragança, nele funcionam o Museu da Caça e o Museu de Arqueologia da Fundação e também no seu anterior, existe a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

8.0Muito Bom15 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma