Guimarães

Guimarães

Informação

Guimarães, cidade histórica de origem medieval, sede de município, tem as suas raízes no século X, e é conhecida por “Berço da Nação” ou “Cidade Berço”, pelo seu papel crucial na formação de Portugal, por aqui ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e pelo facto do seu filho, D. Afonso Henriques, o primeiro Rei Português, aqui poder ter nascido.
O seu Centro Histórico está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, e é um dos centros medievais mais bem preservados do País, onde o tempo parece realmente ter dado tréguas e magicamente parado.
Mas muito mais há para conhecer em Guimarães, como a Colina Sagrada, coroada com o Castelo de Guimarães, o maravilhoso Paço dos Duques de Bragança (século XV), o mosteiro e igreja de Nossa Senhora da Oliveira (com o museu Alberto Sampaio), o Gótico Padrão do Salado, do século XIV, ou a elegante igreja de São Francisco, com os seus deslumbrantes azulejos do século XVIII, as Igrejas da Misericórdia e de São Pedro ou o Palácio e Centro Cultural Vila Flor, do século XVI e recentemente restaurado, ou o antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, do século XII, uma das mais sumptuosas pousadas do país, com os jardins e capela abertos ao público... Guimarães e os seus arredores tem tantos outros pontos de interesse a oferecer a todos os que a visitam, muitos deles dotados de Visitas em áudio, para uma melhor percepção do que se visita.
A não perder, igualmente, é a viagem de teleférico numa extensão de 1,7 km para subir à Montanha e Santuário de Nossa Senhora da Penha, a 400 metros, um dos mais impressivos panoramas do Norte de Portugal.
Guimarães, como importante Pólo Turístico, oferece igualmente uma forte e diversificada oferta gastronómica e de Restauração, bem como uma oferta hoteleira de grande qualidade.

Mapa

Avaliação

7.5Bom28 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma