Ponte de Sandomil

Seia

Informação

Situada na bonita freguesia de Sandomil, concelho de Seia, esta antiga Ponte de pedra sobre o Rio Alva está inserida numa paisagem rural e bucólica de grande beleza.
O saber popular apelida a Ponte de Romana, dizendo-se que a Ponte serviria de ligação militar para facilitar a passagem dos exércitos entre Sandomil e as povoações vizinhas.
Não obstante, outras correntes sugerem que esta será uma ponte de fundação medieval, provavelmente construída sobre uma anterior construção Romana, reutilizando os materiais da mesma.

A Ponte está perfeitamente enquadrada na paisagem, sobre as águas cristalinas do magnifico Rio Alva, dignificando-a em todo o seu esplendor.


A Lenda de Sandomil
No tempo das invasões Romanas, as tropas invasoras foram sucessivamente derrotadas pela bravura dos Hermínios, comandados por Viriato, nos contrafortes da Serra da Estrela.
Numa das investidas para conquista das terras ribeirinhas das margens do Alva, ao se aproximarem de Sandomil, não contaram com a bravura dos seus habitantes que lhes conferiram uma tremenda derrota.
Em retirada, os Romanos debateram se deveriam ou não voltar à carga, dizendo uns para os outros que não valeria a pena, pois contra tais defensores, “nem sendo mil” (“Sandomil”) os venceriam.

Ver Mais

Mapa

Avaliação

8.2Muito Bom12 votos

Já esteve aqui?

Avalie de 1 (Muito Mau) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma