Pousada Castelo Alcácer do Sal

Alcácer do Sal
Castelo de Alcácer do Sal (Alcácer do Sal),7580 Alcácer do Sal (Alcácer do Sal)
Site
É proprietário desta empresa? Clique para Editar

Descrição

A Pousada de Alcácer do Sal está localizada em pleno Castelo Medieval na vila de Alcácer do Sal, a apenas 1h de Lisboa. A Pousada está confortavelmente situada numa colina com vista para as águas tranquilas do Rio Sado.
Durante a sua estadia poderá desfrutar das suas refeições no restaurante ou, se desejar algo mais leve, no bar. Aproveite também para mergulhar na nossa piscina exterior rodeada por jardins. Os quartos estão decorados com cores quentes e dispõem de uma televisão por cabo e internet wi-fi gratuita.


SERVIÇOS E ATIVIDADES
Aproveite para fazer diversas atividades nos arredores da Pousada de Alcácer do Sal, como canoagem, pesca, caminhadas e passeios a cavalo. Peça ajuda na nossa receção disponível 24h/dia. 

Delicie-se no restaurante Sala das Colunas com vista para as muralhas e oferecendo o que de melhor tem a gastronomia tipicamente Portuguesa. Se desejar algo mais leve, ou apenas uma bebida, visite o nosso bar.

Durante o inverno relaxe na sala da lareira e aproveite para ler um livro, ou dirija-se ao fantástico terraço nos claustros. No verão aproveite para desfrutar da piscina exterior assim como de toda a sua área envolvente. Poderá estacionar o seu veículo de forma gratuita na Pousada.

HISTÓRIA 
Sobre a mais alta das colinas alcacerenses ergue-se o castelo de Alcácer do Sal. Outrora quase inexpugnável, a imponente fortificação que chegou a ter mais de 30 torres com 25 m de altura alberga hoje no seu interior aPousada D. Afonso II e a Cripta Arqueológica, um museu subterrâneo. 
Rodeado por duas linhas de muralhas, o castelo de Alcácer do Sal é um exemplar raro de construção militar em taipa. As escavações arqueológicas realizadas nas imediações da fortificação permitiram encontrar vestígios do Neolítico, da Idade do Ferro e dos períodos de ocupação romana e árabe. Algumas das peças descobertas podem ser apreciadas no museu que o castelo atualmente alberga.
Desde sempre o castelo teve um papel determinante na vida da cidade. Aliás, o seu próprio nome – Alcácer – deriva da palavra “Al-Qasr”, que em árabe significa palácio. Durante largos anos, o castelo foi palco de lutas entre cristãos e muçulmanos, só em 1217, ficou definitivamente na posse de D. Afonso II. 
Já na posse da coroa portuguesa, o castelo medieval foi reformado e ampliado, possuindo, à época, uma estrutura bem maior e mais imponente do que hoje se apresenta. Ao longo do século XV o castelo perdeu gradualmente as funções militares que teve durante toda a Idade Média. Em 1573 Rui Salema, fidalgo da Casa do Infante D. Luís, fundou dentro da cerca da fortaleza o Convento de Nossa Senhora de Aracaeli que foi ocupar as "instalações do palácio da Ordem de Santiago da Espada aí pré existente". 
As freiras clarissas habitaram o espaço por mais de 300 anos, até que a extinção das ordens religiosas ditou o fim progressivo da comunidade conventual. A partir dos finais do século XIX, com o abandono das instalações, o edifício foi ficando arruinado, e somente na década de 90 do século XX se iniciaram obras profundas de recuperação, tanto do antigo convento como do castelo. 
Em 1998 o antigo espaço conventual foi transformado numa Pousada, e dez anos depois foi aberta a Cripta Arqueológica do Castelo de Alcácer do Sal.

CRIPTA ARQUEOLÓGICA
Situada sob convento de Aracaeli que acolhe hoje a Pousada D. Afonso II, a Cripta Arqueológica oferece uma verdadeira viagem no tempo, com mais de 27 séculos de história. Na área intervencionada do Convento encontraram-se muros medievais da época cristã pós reconquista, alicerçados parcialmente em paredes romanas que, por sua vez, se sobrepõem as estruturas pré-existentes mais antigas datadas da Idade do Ferro. O maciço de ruínas, fornece uma leitura das épocas que ali se sobrepõem, das mais antigas, no séc. VII a. C. às mais modernas, no séc. XIX. 
Destaca-se neste conjunto de estruturas o achado de um edifício que, pelas suas dimensões, assume as características de um santuário, com ocupação da Idade do Ferro e Época Romana (séc./IV a.C. e o séc. II d.C.). Numa das celas deste santuário foi identificado um altar com lucernas epratos em cerâmica e um pequeno tanque de onde foi retirada uma tabela defixionis, uma pequena placa com dizeres de feitiço ou maldição. 

Horário de verão
Julho e Agosto: 9h30-13h, com última entrada às 12h30; 15h-18h30, com última entrada às 18h00. 

Horário de inverno
9h-12h30, com última entrada às 12h; 14h-17h30, com última entrada às 17h00. 

NOTA: A última entrada é feita sempre meia hora antes da hora de encerramento. 

A Cripta funciona de terça a domingo, encerrando todas as segundas-feiras, dia do trabalhador, Natal, Ano-Novo e Domingo de Páscoa 

Casos em que a entrada na Cripta é gratuita: 

a) Feriado Municipal (24 de Junho); 
b) Dia Internacional da Família (15 de Maio); 
c) Efemérides relacionadas com os Museus e o Património Cultural, nomeadamente: 
• Dia Nacional dos Centros Históricos (28 de Março); 
• Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de Abril); 
• Dia Internacional dos Museus (18 de Maio); 
• Jornadas Europeias do Património (data móvel - ultimo fim-de-semana de setembro). 

DESTINO E LOCALIZAÇÃO
Se vier em família visite o Estuário do Sado e procure os golfinhos ou visite o Badoca Park, um safari parque com diversos animais exóticos. 

A menos de 30 km encontra um dos segredos mais bem guardados da deslumbrante costa portuguesa: as praias da Comporta, do Carvalhal e do Pego.

A Estação Ferroviária mais próxima fica na cidade de Grandola a cerca de 20 km da Pousada Castelo de Alcácer do Sal e a cidade de Setúbal a 40 minutos de carro. O Aeroporto mais próximo é o Internacional de Lisboa a 90km de distância. A Pousada de Alcácer é um Historic Hotel com 32 quartos e 3 suites.

Todos os ServiçosWi-Fi GrátisPiscinaParqueRoom ServiceRestauranteCães de estimação permitidos (mediante pagamento)



Avaliação

--

Já esteve neste Alojamento?

Avalie de 1 (Péssimo) a 10 (Excelente)!

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

Cidade Online

Escolha o Idioma