Artigo já terminou no dia 18/05/2024
18 Mai 2024 - 21:00

1001 Noites - Irmã Palestina

Coliseu do Porto - Porto
R. de Passos Manuel 137, 4000-385 PortoColiseu do Porto
Clique para ver Bilhetes

Informação

A 18 de maio, o Coliseu Porto Ageas apresenta em estreia absoluta o espetáculo “1001 Noites - Irmã Palestina”, uma cocriação do Teatro O Bando e da Companhia Olga Roriz, em parceria com a Banda Sinfónica Portuguesa.

Teatro, dança e música conduzem o público pela antologia das histórias preservadas na ancestral tradição oral, numa das mais importantes obras da literatura universal, “As Mil e Uma Noites”. 

 Integrado nas celebrações do 50º aniversário do Teatro O Bando, o espetáculo conta no elenco com um conjunto de atores e bailarinos, entre os quais Maria Dally, atriz palestina que representa Dinarzade, a irmã de Xerazade, que com ela confidencia e urde o plano que salva a população da ira do rei Xariar.

 A origem das histórias de “As Mil e Uma Noites” dá corpo a uma transversalidade civilizacional que se relaciona com diferentes pontos de vista, diferentes pontos de origem, diferentes povos, juntando-nos em torno das inúmeras variantes da obra que circulam na Ásia, na América Latina, na Europa. Como Xerazade, a nossa missão é contar histórias para sobreviver, sim, mas também para mudar o mundo.

 O espetáculo representa a procura pelas verdades que se escondem nas ficções e as ilusões que enevoam a realidade. Uma viagem percorrida pel’”As Mil e Uma Noites”, fio condutor da tetralogia que nos próximos quatro anos ganha vida pela mão de diferentes encenadoras e encenadores do Teatro O Bando, em que um novo espetáculo nasce a partir do final do espetáculo anterior. Em cada parte desta tetralogia, Dinarzade é representada por uma atriz de uma cultura diferente, que dá o nome a cada uma das criações teatrais. 

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

publicado 28/03/2024

Mapa

Coliseu do Porto
18 Mai 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma