Liu Fang é sobretudo conhecida pela sua interpretação expressiva e cheia de sentimento da música tradicional para pipa - guitarra tradicional chinesa de quatro cordas e guzheng - a cítara chinesa, dentro das tradições clássicas e folclóricas. Para ver no Auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, dia 3 de Outubro.

A "Imperatriz da pipa", como é conhecida, é capaz de transmitir de um modo significativo e erudito, a beleza e riqueza desta música ancestral, assim como as sonoridades subtis destes instrumentos, através do poder e da sensibilidade com que os toca.

Liu Fang construiu um perfil artístico impressionante, cativando audiências e críticos de todo o Mundo com a riqueza e graça da sua performance assim como com o seu vasto repertório.

Ela é o paradigma do encontro do Oriente com o Ocidente e das tradições milenares com a modernidade. Liu Fang recebeu vários prémios, nomeadamente o prestigiado Future Generations Millennium Prize, em Junho de 2001.

Ela combina a sua sabedoria e prática nas tradições orientais com a música clássica ocidental, a música contemporânea e o improviso, criando assim novas formas musicais, unindo diferentes culturas e descobrindo novos públicos.

A não perder...