18 Mai 2024 » 29 Jun 2024

À Descoberta dos Monumentos de Sintra em Família

Sintra - Sintra
SintraSintra

Informação

Entre jogos desafiantes e inesquecíveis visitas encenadas, há muitas experiências para viver neste património!

O património natural, arquitetónico e histórico de Sintra, único no mundo, é uma fonte de inesgotável de experiências. A pensar especialmente nas famílias, a Parques de Sintra dinamiza atividades que permitem descobrir os monumentos de forma original e divertida, tais como caçar um tesouro em Monserrate, conquistar o Castelo dos Mouros ou explorar o Palácio Nacional de Queluz seguindo as pistas de uma princesa. Para os que preferem sonhar com viagens no tempo, as visitas encenadas aos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz são programas imperdíveis.

Visitar o Parque de Monserrate é viajar pelos quatro cantos do mundo, mas há muitas formas de fazê-lo. A Caça ao Tesouro em Monserrate é uma das mais divertidas. Nesta atividade de exploração, as famílias têm de trabalhar em equipa, resolver tarefas práticas e desvendar enigmas, com o objetivo final de encontrar um tesouro escondido. As próximas sessões deste programa serão nos sábados de 18 de maio e de 29 de junho.

No Castelo dos Mouros, ergue-se uma misteriosa muralha, que levanta muitas questões. Como foi construída? Que povos ali viveram? Que vestígios deixaram? À Conquista do Castelo é um jogo que permite conhecer mais de mil anos de história. Para tal, é preciso formar equipas, procurar pistas e resolver charadas. No final, o conhecimento adquirido será testado e quem souber mais merecerá a chave do Castelo. As próximas edições desta atividade serão nos dias 2 (domingo) e 29 de junho (sábado).

Lar de reis e de rainhas, de príncipes e de princesas, o Palácio Nacional de Queluz guarda muitas memórias. E se a sua história fosse contada a partir do diário escrito por uma dessas personagens? Na atividade O Diário da Princesa, o mote são os preparativos para uma festa de aniversário e as pistas deixadas pela jovem Princesa D. Maria Francisca, que ajudam a perceber as funções das salas, o vestir e a higiene, a música e a educação da época. Ao longo do percurso, há desafios para resolver e, no final, uma surpresa espera os participantes. A próxima sessão será a 30 de maio, data em que se assinala o feriado do Corpo de Deus.

Outra forma de descobrir o Palácio Nacional de Queluz é através da visita encenada Enigmas do Palácio. Conduzidos por figuras de outros tempos, os participantes são convidados a mergulhar no século XVIII e nas suas vivências. Em diferentes momentos da visita, são desafiados a escolher entre dois símbolos ligados à história do Palácio. Cada símbolo escolhido determinará o rumo desta viagem, ao longo da qual os convidados também serão surpreendidos por apontamentos de animação de época. Esta atividade decorre, normalmente, no último sábado do mês. Em maio, será no dia 25; em junho no dia 29.

No Palácio Nacional de Sintra, também é possível experimentar uma visita encenada. No Palácio de Sintra com a Rainha tem a rainha D. Maria Pia de Saboia, última monarca a habitar o Paço Real antes da Implantação da República, como anfitriã e as famílias participantes como suas convidadas especiais. Entre histórias, lendas e mistérios, a Rainha mostra o “seu” Palácio, dando a conhecer a História de Portugal e de Sintra, na segunda metade do século XIX e inícios do século XX. A próximas edições desta visita serão nos sábados de 8 e 22 de junho.

Ao longo dos últimos anos, a Parques de Sintra tem investido na qualidade da experiência de visita e na oferta de uma programação diversificada, promovendo numerosas iniciativas dedicadas à música, ao cinema, ao teatro e à arte equestre, com múltiplas propostas que tiram partido da memória histórica dos monumentos e dos ambientes diferentes que o património natural proporciona no decorrer das estações, convidando à sua fruição ao longo de todo o ano. Pretende-se que quem visita o património sob gestão da empresa encontre sempre novos motivos de interesse, ou seja, espaços vivos, em permanente atualização e reinvenção, onde existe sempre algo novo para fazer e para conhecer. Um património de todos, para todos.

Informação completa sobre a programação e aquisição de bilhetes no site da Parques de Sintra: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/

Leia Também

publicado 15/05/2024

Mapa

Sintra
18 Mai 2024 » 29 Jun 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma