A Doçaria do Alentejo

Alentejo - Évora
Vários LocaisAlentejo

Informação

E não se fala de um pecado qualquer mas de um dos sete mortais, o da gula. Mas não se deixe intimidar e não perca a oportunidade de se presentear com estes pecadilhos com que o Alentejo o desencaminha.

A variedade de doces e bolos de tradição conventual que pode encontrar em todo o Alentejo é imensa. Preparados à base de gema de ovo, amêndoas e açúcar (ou adoçados por vezes com mel), polvilhados com canela, ou não, cada terra tem as suas especialidades para oferecer.

Em Évora, descubra o pão basto, o pão de rala, o toucinho do céu, a encharcada (do Convento de Santa Clara), os morgados e as queijadas; em Alcácer do Sal vingue-se na pinhoada; e em Beja não se esqueça de provar as trouxas de ovos, os pastéis de Santa Clara, os tosquiados e as queijadas de requeijão.

Se está de passagem por Elvas ou Vila Viçosa não pode perder a sericá ou sericaia, uma sobremesa verdadeiramente alentejana, em que os ovos, o leite, o açúcar e a canela se juntam em perfeita harmonia e que, com sorte, ainda terá sido cozinhada em prato de estanho, como manda a tradição, e acompanhada com uma ou duas suculentas ameixas de Elvas a escorrer calda.

Esqueça a dieta, venha ao Alentejo...

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Alentejo

Cidade Online

Escolha o Idioma