Quantcast
Artigo já terminou no dia 01/06/2020
06 Mar 2020 » 01 Jun 2020

A Idade de Ouro do Mobiliário Francês. Da Oficina ao Palácio

Lisboa, Gulbenkian - Lisboa
Av. de Berna, 45Lisboa, Gulbenkian
Site

Informação

No século XVIII, o mobiliário francês atingiu um nível de excelência nunca antes visto. Esta exposição coloca em destaque alguns móveis emblemáticos procurando mostrar o que está por detrás da execução destas peças fantásticas.

Conhecido como o Século de Ouro do mobiliário francês, o século XVIII foi palco de grandes transformações neste campo, alcançando-se uma qualidade técnica e artística sem precedentes na produção de móveis. A conjuntura favorável da época permitiu que tal acontecesse. Esta exposição tem como ponto de partida alguns exemplares emblemáticos da Coleção do Fundador produzidos neste período, nomeadamente a secretária-cilindro de Jean-Henri Riesener, e importantes empréstimos de instituições nacionais e internacionais, como o Museu Nacional de Arte Antiga e o Musée des Arts Décoratifs.

Pretende-se explorar as diferentes fases da produção destas peças, desde a matéria-prima, a madeira, ao móvel delicado e exuberante destinado a palácios reais, desvendando os segredos da sua criação: os artesãos e as oficinas que estiveram na sua origem, os materiais de eleição, as técnicas e as ferramentas que permitiram a sua conceção. Para tal, revela-se imprescindível a parceria com a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, cujo conhecimento técnico permite imprimir à exposição um lado mais prático.

Bilhete: 3 euros

De 6 mar a 1 jun | 10h00 às 18h00 | Encerra à terça-feira

publicado 11/02/2020

Mapa

Lisboa, Gulbenkian
06 Mar 2020 » 01 Jun 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma